Os acessos tem 12m de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,50m de largura para cada lado. Esses acessos também contam com vias marginais à rodovia.
A ponte é parte da BR-153 e visa facilitar o escoamento da produção agrícola da região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Atualmente a travessia é feita em balsas.
A ponte será inaugurada com dois anos de atraso. O contrato para a obra foi assinado desde 2017, no governo de Michel Temer (MDB). A previsão para o início da construção era 2018 com entrega em três anos.
Mas a obra foi alvo de disputa judicial e a ordem de serviço só foi assinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2020.
O valor da construção também mudou ao longo dos anos. Em 2017, foi orçada em R$ 132 milhões. Três anos depois, passou para R$ 157 milhões. Agora, somados os valores da ponte e dos acessos, chegou a R$ 232 milhões.



