PUBLICIDADE

Com chuva e vento, sensação térmica fica abaixo de 4 graus


PUBLICIDADE
  • mell280

28/06/2021 15h15

Com chuva e vento, sensação térmica fica abaixo de 4 graus

Frio chegou para valer na tarde desta segunda-feira e temperatura despencou para 5,7 graus

Por Helio de Freitas, de Dourados


 O tão anunciado frio causado pela massa de ar polar vinda do Paraguai chegou para valer na tarde desta segunda-feira (28) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A temperatura caiu cinco graus entre o começo da madrugada e o início da tarde.

Chuva agrava frio em Dourados
 
Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a mínima às 13h30 estava em 5,7 graus. Com garoa fina e vento de 6,4 quilômetros por hora, a sensação térmica ficou abaixo de quatro graus.
 
Veja o vídeo:
 
 
Os principais institutos e sites especializados em clima indicam frio intenso até quinta-feira (1º) na região sul de Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo de geada para Dourados e outros 23 municípios de MS.
 
 
Para amanhã, a previsão é de mínima de 1 grau com chance de formação de geada na madrugada. A máxima não deve ultrapassar os 13ºC ao decorrer do dia.
 
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Jamil da Costa Matos, a instituição encaminhou alerta meteorológico na sexta-feira (25). “Existe trabalho de monitoramento das áreas de risco no município. Desde o fim de semana visitamos alguns pontos e, com isso, realizamos o corte de árvore que apresentava queda de risco iminente e fizemos também a poda de alguns galhos”.
 
A prefeitura informou que a Secretaria de Assistência Social do município realiza trabalhos de amparo para pessoas em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas.
 
A Agência Municipal de Habitação arrecada roupas e agasalhos para distribuir em locais de vulnerabilidade social. Até o momento, foram arrecadados pelo menos mil quilos em peças, o dobro do previsto inicialmente. A campanha tem como slogan “Vamos doar, antes do frio chegar” e segue até quarta.
 
Quem ainda deseja ajudar pode entregar as doações em um dos 30 pontos espalhados pela cidade, entre os quais o Shopping Avenida Center, Clube Indaiá, Unigran, Senai, Secretaria de Assistência Social, Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Rotary Club e Poupatempo.
 
A prefeitura também possui serviço para recolher doações de quem não puder levar aos pontos de arrecadação. O número para contato pelo WhatsApp é o (67) 98468-8918.