PUBLICIDADE
- mell280
26/03/2024 22h16
Tudodoms: Na 28ª edição, Festa da Linguiça de Maracaju traz shows de Maria Cecília e Rodolfo, Trio Parada Dura e Guilherme e Benutto
"Evento será de 3 a 5 de maio, no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza; Rotary Clube e parceiros organizam festa que tem apoio dos governos estadual e municipal"
Da redação
Um dos eventos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju se aproxima. E em comemoração ao 100 anos de fundação da cidade, serão três dias de festa, de 3 a 5 de maio, que contará com shows, exposições, parque de diversões, comidas locais e o melhor: a famosa linguiça artesanal de Maracaju, com ingredientes únicos.
Em dezembro do ano passado, os organizadores já haviam adiantado uma das atrações, a dupla Guilherme e Benutto, que se apresenta no último dia de festa, 5 de maio. Neste dia, também haverá um almoço em uma das tendas, a do Rotary Clube, com várias atrações especiais. Mas, não acaba por aí. Ainda se apresentam Maria Cecília e Rodolfo, em 3 de maio, e o Trio Parada Dura, 4 de maio.
Evento tradicional no calendário sul-mato-grossense, a Festa da Linguiça de Maracaju é a maior feira gastronômica do estado, movimentando a economia local e atraindo milhares de pessoas de várias regiões. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal.

Somente em 2023, foram mais de 25 mil visitantes e uma venda de cerca de 20 toneladas de linguiça. Para este ano, segundo o coordenador do evento, Juliano Teles, também é esperado o mesmo público do ano passado. “Estimamos o consumo de 20 mil quilos de linguiça nos três dias de festa”, afirma o coordenador.
A tradição dessa linguiça foi uma herança dos primeiros colonizadores de Maracaju, vindos principalmente de Minas Gerais, que dominavam a técnica da produção, só que com a carne de porco. À medida que as comitivas avançavam na viagem, os suprimentos acabavam e os tropeiros improvisaram uma receita com ingredientes da região. Foi aí que entrou o traseiro do boi, aproveitando a fartura da criação em Mato Grosso do Sul. O embutido se tornou a forma que os antigos encontraram para conservar os cortes nobres, já que na época não existia geladeira.
A festa - Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos foram passando, as parcerias sendo firmadas, e o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e também fora dele.
A parte gastronômica foi se juntando a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, fazendo da festa um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.
A linguiça é preparada somente com carnes de primeira, temperada com ingredientes tradicionais. Há na receita itens curiosos, como o suco de “laranja azeda”, que fazem com que o sabor dessa iguaria seja inimitável e de criação 100% sul-mato-grossense.

Foto Hosana de Lourdes/tudodoms
veja também
Santuario em Dourados
Frei Gilson se apresenta em Dourados neste domingo em evento que deve atrair multidões
Atualização de Cadastro
Produtores têm até dia 1º para fazer declaração e atualização de rebanhos no Estado
Bioparque Pantanal
Bioparque Pantanal recebe selo internacional “ouro” por sustentabilidade e se destaca entre atrativos turísticos mundiais
Entrega do ESF Nestor Muzzi


