- mell280
13/05/2024 05h42
Destruída por inundações do furacão Katrina, Nova Orleans traz lições de reconstrução para o RS
Nova Orleans, nos Estados Unidos, é conhecida como o berço do jazz e, mais recentemente, de ser um símbolo da resiliência. Depois do furacão Katrina, um dos maiores desastres naturais que os americanos já viram, a missão de reconstrução foi árdua e demorou muito tempo. Em 2005, Katrina matou mais de 1.500 pessoas no estado da Louisiana, cerca de 600 estavam em Nova Orleans, que ficou 80% debaixo d’água.
Katrina deixou 80% de Nova Orleans debaixo d'água. — Foto: TV Globo/Reprodução A guia de turismo brasileira Maria Fernanda Moreira recorda como foi a tragédia. “Eu senti que, meu Deus, eu perdi tudo”, fala.
O ex-militar Sonny Brown conta que a sensação foi apocalíptica.
“Foi um pesadelo. Eu vi corpos na água. Pensei que o mundo estava acabando mesmo. Tinha casas pegando fogo, pessoas nos telhados, gritando por ajuda”, recorda.
A água cobriu bairros inteiros. Na região metropolitana, pelo menos 100 mil pessoas não atenderam a ordem para sair antes do furacão.
O pesquisador da Universidade de Tulane Reggy Ferreira explica que mortes poderiam ter sido evitadas com um mapeamento de risco.
“É muito importante saber onde estão as populações vulneráveis para que recursos cheguem até elas”, fala.
Cidade de Nova Orleans refez o sistema de proteção contra enchentes. — Foto: TV Globo/Reprodução