- mell280
23/12/2025 13h21
Com foco no curto prazo e eficiência, empresas precisam se adaptar às transformações contemporâneas
Para 2026, os administradores devem estar ainda mais atentos à leitura dos perfis dos consumidores.
Para 2026, os administradores devem estar ainda mais atentos à leitura dos perfis dos consumidores.
O ano de 2026 deve marcar um período decisivo para as empresas brasileiras, exigindo respostas rápidas, eficiência operacional e capacidade de adaptação em um ambiente econômico ainda marcado por incertezas. O mercado indica que a combinação entre gestão de curto prazo, inovação aplicada e leitura estratégica do consumidor será determinante para a competitividade dos negócios.
Segundo Jorge Avancini, presidente do Sindaergs, o foco no curto prazo ganha relevância como estratégia de sobrevivência e crescimento. “Em um contexto de juros elevados, volatilidade econômica e mudanças no comportamento de consumo, as empresas tendem a priorizar decisões mais táticas, com ciclos de planejamento mais curtos e com controle rigoroso de custos”.
A inovação deve estar ainda mais presente nas empresas em 2026, ocupando papel central nas estratégias corporativas. Tendências como o uso intensivo de dados e inteligência artificial, automação de processos, personalização de produtos e serviços e integração entre canais físicos e digitais devem ter impacto direto no faturamento final.
Mais do que adotar novas tecnologias, o desafio estará em utilizá-las de forma prática, conectadas aos objetivos do negócio e à experiência do cliente. O consumidor ainda buscará por conversas e explicações, mas cabe aos empreendedores equilibrar a balança entre autonomia e atendimento personalizado.
Outro ponto que ganha ainda mais importância são temas como sustentabilidade aplicada ao negócio, governança, gestão de riscos e relações mais transparentes com consumidores e parceiros. Ao invés de discursos, o mercado passa a valorizar ainda mais ações concretas, mensuráveis e integradas à estratégia empresarial.
“O cenário de 2026 pede decisões rápidas, mas bem fundamentadas. Os administradores precisam trabalhar com ciclos mais curtos de planejamento, usando dados para orientar escolhas e priorizando eficiência operacional sem perder o foco nas pessoas e no cliente. Tecnologia e inovação são essenciais, mas só geram resultado quando estão integradas à estratégia e à cultura da empresa.”, destaca Avancini.
O SINDAERGS
O Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul representa os Administradores gaúchos. Há 45 anos desempenha um papel crucial na defesa dos interesses e direitos dos profissionais da área de administração, trabalhando para garantir condições de trabalho justas, salários e benefícios adequados para seus filiados.
Além disso, também promove a capacitação e o desenvolvimento profissional, contribuindo para elevar os padrões de excelência na área de administração no estado do Rio Grande do Sul.
Jornalistas responsáveis:
Eliana Camejo - MTB. 6158 - cel (51) 98158-7771
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