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Valor dos veículos usados tem retração de 3,34% no acumulado do ano, mostra Índice Webmotors


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  • mell280

25/11/2024 09h00

Valor dos veículos usados tem retração de 3,34% no acumulado do ano, mostra Índice Webmotors

Jaqueline Nunes


Indicador do mercado automotivo aponta também desvalorização de 0,31% no preço dos carros novos anunciados na plataforma entre janeiro e outubro; Pela primeira vez, os dados também apresentam a variação nos preços de veículos híbridos e elétricos

 – Levantamento inédito da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios do setor, aponta uma queda, no acumulado de 2024, de 3,34% no valor dos veículos usados anunciados na plataforma entre janeiro e outubro. 

Os dados do Índice Webmotors, que acompanha as variações percentuais nos preços dos automóveis listados no marketplace, também registram leve recuo de 0,31% nos preços dos carros novos em igual período. 

Análise mensal

Na análise mensal, o indicador mostra uma diminuição de 0,43% no valor médio dos veículos usados anunciados no marketplace em outubro na comparação com o mês anterior. Já em relação a outubro de 2023, houve uma variação positiva de 0,37%. 

Os dados da Webmotors revelam ainda um recuo de 0,09% na precificação dos modelos zero quilômetro em outubro de 2024 ante setembro deste ano, e uma queda de 0,21% sobre o mesmo período do ano passado.

“No geral, a leve queda nos preços dos carros usados em outubro reflete o comportamento sazonal e o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado automotivo. Esse cenário é favorável para consumidores que buscam oportunidades de compra em um segmento competitivo, e reforça o papel do Índice Webmotors como uma ferramenta essencial para os usuários da plataforma e o mercado acompanharem essas variações e tomarem decisões mais bem informadas”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Elétricos e híbridos

Pela primeira vez, o Índice Webmotors apresenta a variação dos preços de veículos eletrificados anunciados no marketplace. No acumulado do ano de 2024, os híbridos usados tiveram depreciação de 8,62%, enquanto os modelos novos mostraram redução de 1,70%. 

Já os preços dos elétricos usados caíram 16,26% no mesmo período, à medida que os automóveis zero quilômetro da categoria tiveram declínio de 3,12% entre janeiro e outubro deste ano.

Considerando apenas o mês de outubro, os híbridos usados tiveram uma queda de 0,61%, ao passo que os modelos novos registraram redução de 0,23%. Entre os elétricos, os usados caíram 1,51%, e os zero quilômetro sofreram uma leve baixa de 0,04%.

“O Índice Webmotors reflete a percepção atual do mercado a respeito dos modelos eletrificados. O consumidor, de forma geral, tem se mostrado cada vez mais aberto às novas tecnologias - prova disso é o aumento da procura que temos observado por esse tipo de veículo na nossa plataforma. Porém, é natural que o mercado precise de um tempo maior para absorver e precificar corretamente novas formas de propulsão, principalmente em relação aos carros seminovos”, explica Jurcevic.

O Índice Webmotors, calculado a partir de dados desde 2017, utiliza uma metodologia baseada na mediana da diferença de preços entre meses consecutivos, garantindo uma análise precisa, robusta e confiável.

Sobre a Webmotors  

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

 





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