- mell280
15/01/2025 14h15
Brincando na Quadra beneficiará 10.500 crianças até o fim de 2025
O projeto planeja a entrega de 17 quadras distribuídas nas cinco regiões do país
Em 2024, 2 mil crianças e adolescentes foram beneficiados pelas reformas e oficinas do Brincando na Quadra. Agora, em 2025, o projeto quer, com o apoio dos patrocinadores, quintuplicar o número, chegando a 10.500 mil vidas impactadas pelo contato com o esporte em condições adequadas.
Diversos estudos da área apresentam o esporte como mecanismo educacional, de socialização e uma via poderosa para desenvolver o potencial de crianças e adolescentes em todos os seus domínios (cognitivo, psicomotor e socioafetivo). Entretanto, a realidade brasileira muitas vezes não permite o desenvolvimento pleno – cerca de 64% das escolas públicas do país não oferecem quadras para os alunos, segundo Censo Escolar de 2023.
Pensando nesse cenário, a organização sem fins lucrativos Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura criou o projeto Brincando na Quadra, que, junto com seus mantenedores via Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, implementa melhorias em quadra de associações, comunidades ou escolas. Além das reformas, o Brincando na Quadra também proporciona oficinas às crianças e adolescentes das regiões selecionadas para reformas.
“No ano passado, o Brincando na Quadra recebeu apoio de marcas importantes, como Renovias, John Deere, Peróxidos do Brasil e McDonald’s. Agora, em 2025, poderemos atingir mais localidades e democratizar o acesso ao esporte e lazer de muitas famílias”, comenta Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.
Planejamento para 2025
Duas novas quadras (localizadas em Curitiba e São Paulo) já estão em processo de reforma, com entrega prevista para fevereiro. Além disso, outras 15 entregas estão programadas até o fim do ano.
Algumas das cidades escolhidas junto aos patrocinadores são: Porto Alegre, Bento Gonçalves e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; Cotia, Pindamonhangaba e São Paulo capital, em São Paulo; Ouro Preto, em Minas Gerais; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Catalão, em Goiás; Belém, no Pará; Fortaleza, no Ceará; e Campo Formoso, na Bahia. Sendo assim, as cinco regiões do Brasil vão receber a reforma de uma quadra em uma região carente da cidade até o fim de 2025.
Resultados de 2024
Com o projeto iniciado em 2023, o ano de 2024 foi marcado por muitas negociações com os patrocinadores e o poder público para viabilizar as reformas. Mesmo assim, ainda foi possível realizar quatro entregas nas cidades de: Monte Santo, na Bahia; São João da Boa Vista, no interior de São Paulo; Catalão, em Goiás; e Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Após a aplicação de piso especial para a prática esportiva – que evita poças na superfície, reduz a irradiação do calor pela metade e tem amortecimento do impacto maior do que os pisos tradicionais – e o evento de inauguração, são dois meses de oficinas de iniciação esportiva em basquete, futsal, handebol e vôlei para 500 crianças e adolescentes da comunidade. Ao fim do projeto, as bolas e materiais utilizados são doados para continuidade do desenvolvimento das modalidades esportivas ensinadas pela equipe do Brincando na Quadra.
“A gente recebeu essa quadra de excelente qualidade que trará um retorno, não só para os nossos alunos, como também para os jovens da comunidade. Estamos muito felizes. Além disso, também desperta a responsabilidade nos nossos alunos para cuidar da quadra e poder aproveitá-la”, comenta Fabiana dos Santos, diretora da escola EMEB Maria Leonor Alvarez e Silva, em São João da Boa Vista. “É o que precisamos nas instituições públicas: qualidade e equidade, é o que a nossa educação em São João da Boa Vista procura”, complementa a Eloisa Matielo Ribeiro, diretora do departamento de educação da cidade. A quadra da escola foi reformada pelo Brincando na Quadra e a inauguração aconteceu em 27 de setembro.
SOBRE O BRINCANDO NA QUADRA
O projeto Brincando na Quadra nasceu em 2023 para oferecer mais acesso ao esporte por todo o país, já que mais da metade das crianças e adolescentes não possuem uma quadra para a prática de atividades físicas.
Criado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, o projeto reforma espaços poliesportivos, possibilitando que comunidades carentes em todo o Brasil tenham vivências esportivas em estrutura adequada. Na sequência, o Brincando na Quadra proporciona a iniciação das crianças e adolescentes nas modalidades esportivas de basquete, futsal, handebol e vôlei por meio de oficinas esportivas, ministradas por profissionais qualificados, durante dois meses após a entrega da quadra reformada. Após o período, todo o material utilizado é doado à comunidade.
Com o mapeamento realizado junto à Prefeitura, comunidades ou associações, já foram realizadas a instalação de quadras poliesportivas em Monte Santo (BA), São João da Boa Vista (SP), Catalão (GO) e Montenegro (RS) beneficiando mais de duas mil crianças e adolescentes. Número que crescerá, tendo em vista que, até o final de 2025, serão 20 espaços entregues.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO FÁBRICA DE SAÚDE, ESPORTE E CULTURA
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social. Após realização de estudos sobre necessidades variadas das comunidades, a Associação desenvolve projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social, que já beneficiaram cerca de 210 mil pessoas pelo país. São alguns deles: Atletas do Judô, que oferece aulas gratuitas da modalidade para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos; Cantinho da Leitura, que reformula espaços públicos, criando ambientes acolhedores, lúdicos e bem estruturados; Pedala Tour, criado para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e proporcionar momentos de lazer e união para a comunidade; Eco Fashion, que oferece capacitação profissional para pessoas com idade a partir de 16 anos, com o intuito de proporcionar novas possibilidades de geração de renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar entidades assistenciais de municípios brasileiros, entre muitos outros.
As ações da Fábrica nas diversas cidades do Brasil, oferece a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Saiba mais em https://fabrica.ong.br/