PUBLICIDADE
- mell280
09/02/2025 06h58
Lado + Rural: Em MS, para cada habitante há 6 cabeças de gado
Conforme dados do IBGE, população de Mato Grosso do Sul representa 15% do rebanho
Por Clara Farias
Mato Grosso do Sul, com o 5º maior rebanho bovino do Brasil, possui seis cabeças de gado para cada habitante, segundo dados do IBGE. Em 2023, o estado contabilizou 18,8 milhões de cabeças de gado, enquanto a população era de 2,9 milhões. Corumbá lidera com mais de 2 milhões de cabeças, seguido por Aquidauana e Ribas do Rio Pardo. Apesar do grande rebanho, a maior produção é de galináceos, com 34 milhões de aves. A insegurança alimentar afeta 27 mil domicílios, que reduziram a quantidade de alimentos, e 157 mil enfrentam insegurança leve, alterando a qualidade dos alimentos.
Ao todo, em 2023, o rebanho bovino em MS contabilizava mais de 18,8 milhões de cabeças, enquanto que a população estimada pelo último Censo era de 2,9 milhões de pessoas. Ao pensar na quantidade em porcentagem, o número de pessoas alcança somente 15% do quantitativo total de cabeças de boi.
Os maiores rebanho estão no Pantanal. Corumbá agrupa o maior número de bois em Mato Grosso do Sul, com mais de duas milhões de cabeças de gado, seguido por Aquidauana, com 853 mil. Na região leste do Estado, quem se destaca é o município de Ribas do Rio Pardo, com 826 mil cabeças de gado.
Ainda conforme o ranking, Porto Murtinho é a 4ª cidade com o maior rebanho, com 70 mil exemplares, seguido por Rio Verde de Mato Grosso, com 61 mil.

Ao comparar os dados com a quantidade de pessoas, o último Censo do IBGE mostra que há em Corumbá 99.107 mil habitantes; em Aquidauana, o número não chega a 50 mil habitantes. Em Ribas do Rio Pardo, são 23 mil habitantes, e a quantidade caí para 12 mil, em Porto Murtinho. Já no município de Rio Verde de Mato Grosso, são 20.393 moradores.
Apesar da quantidade de cabeças de gado estar na casa do milhões, a maior produção sul-mato-grossense é de galináceos - são 34 milhões de animais criados no Estado. Ao comparar com a quantidade de pessoas, são cerca de 16 galinhas para cada habitante de Mato Grosso do Sul.
Mesmo com a economia estruturada na produção de soja e gado, dados do último PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado pelo IBGE, mostram que nos últimos 6 anos, 27 mil domicílios precisaram cortar a quantidade de alimentos do prato para a subsistência. Neste caso, as famílias são classificadas como em insegurança alimentar grave.
A pesquisa ainda mostra que 157 mil domicílios vivem em insegurança alimentar leve, tendo que mudar a qualidade dos alimentos oferecidos, sem sacrificar a quantidade.
#IBGE
#PECUARIA
veja também
Festa da LInguiça 2025
Festa da Linguiça de Maracaju 2025, confirma atrações da sexta feira, dia 02; saiba mais aqui
Seminário Internacional
Prefeitos da Rota Bioceânica discutem propostas e ações durante Seminário Internacional
Safra de soja 2024/2025
Safra de soja 2024/2025 : mais de 770 mil hectares já foram colhidos no Estado
volta às aulas Maracaju