- mell280
06/03/2025 13h24
Com foco no empreendedorismo feminino, Sicredi Pantanal MS lança programa Empreender Juntas
O município de Maracaju é pioneiro em um programa da Sicredi Pantanal MS que vai levar informação, networking e desenvolvimento para 20 mulheres que foram selecionadas para participar da primeira edição do Programa Empreender Juntas.
A iniciativa desenvolvida pela Sicredi Pantanal MS tem como intuito de fortalecer relacionamentos comerciais entre as empreendedoras locais, levar temas voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal e promover o crescimento de suas empresas, de diversos portes e áreas.
A iniciativa será lançada neste sábado (08 de março) com a presença de todas as colaboradoras da cooperativa e lideranças locais. “Nossa missão é dar suporte para que essas mulheres consigam se desenvolver de forma efetiva. Vamos, juntas, nos apoiar e crescer”, afirma a gerente de Relacionamento da Sicredi Pantanal MS, Ana Brito.
Dados da Global Emtrepreneurship Monitor, copilados pelo Sebrae, apontam que o Brasil é o 7° pais com maior número de empreendedoras; e dos 52 milhões de empreendedores existentes no país, 32 milhões são mulheres.
“Porém o que mais nos chama atenção é que mesmo em um cenário com tantas mulheres nesta posição, mais de 80% empreendem por necessidade e não necessariamente por vocação. Então, esse projeto vem ao encontro da necessidade local de procurar conhecimento para o desenvolvimento”, ressalta a Gerente Administrativo e Financeiro da cooperativa, Eliana Portela.
Eliana reforça que as empreendedoras foram escolhidas por terem seus negócios localizados na região da agência do Sicredi localizada no bairro Paraguai, inaugurada em novembro do ano passado. “Foi uma promessa do nosso presidente, Emerson Perosa, para promover o desenvolvimento local, sendo este um dos princípios do cooperativismo”.
O programa contará com seis módulos de capacitação, entre empreendedorismo, imagem pessoal, comunicação, entre outros e iniciará a partir do mês de abril.
Durante o evento de lançamento que acontecerá no Espaço Sicredi dentro do Sindicato Rural de Maracaju, será realizada a palestra Linguagem Corporal como Estratégia de Vendas, com a especialista em comunicação, Carol Portilho, especialista em linguagem corporal e perita forense em microexpressões faciais, atuando como uma das maiores autoridades na área no Brasil. Além disso, é formada em Programação Neurolinguística, utilizando suas habilidades para decifrar pessoas em contextos de justiça.