07/03/2025 04h23
Com 2,2 milhões de hectares, MS alcança 50% da colheita de soja
Estresse hídrico, no entanto, afeta 47% do espaço utilizado no plantio da safra 2024/2025
Por Gustavo Bonotto
A colheita da soja 2024/2025, em Mato Grosso do Sul, alcançou 50,5% da área plantada, o que equivale a 2,2 milhões de hectares, segundo o Projeto SIGA-MS, divulgado pela Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) nesta quinta-feira (6). A região sul do estado lidera o avanço com 57,1%, seguida pela centro (44,4%) e norte (32,6%).
Cerca de 47% da área total, ou 2,1 milhões de hectares, está afetada pelo estresse hídrico, o que impacta negativamente o desenvolvimento das lavouras. As chuvas registradas nos últimos sete dias variaram de 0 a 55 milímetros, com precipitações esparsas em algumas regiões, o que tem favorecido o término do ciclo das lavouras em boas e regulares condições.
O coordenador técnico da Aprosoja em Mato Grosso do Sul, Gabriel Balta, afirmou que “a porcentagem de colheita está acima da média dos últimos cinco anos, em parte devido à antecipação do ciclo 2023/2024, quando a estiagem e altas temperaturas provocaram o fechamento precoce da safra”.
Ele também destacou que "o estado está no pico da colheita, que ocorre entre 14 de fevereiro e 14 de março, e até lá, espera-se colher cerca de 79% da área estimada de 4,5 milhões de hectares”.
Além disso, o plantio de milho segunda safra segue em andamento no estado, com a região sul também apresentando o maior avanço, com 48,2% da área já plantada.

veja também
Santuario em Dourados
Frei Gilson se apresenta em Dourados neste domingo em evento que deve atrair multidões
Atualização de Cadastro
Produtores têm até dia 1º para fazer declaração e atualização de rebanhos no Estado
Bioparque Pantanal
Bioparque Pantanal recebe selo internacional “ouro” por sustentabilidade e se destaca entre atrativos turísticos mundiais
Entrega do ESF Nestor Muzzi



