- mell280
23/03/2025 11h59
Pantanal Film Festival estreia no Campão Cultural com exibições gratuitas no MIS
O Campão Cultural recebe, a partir desta segunda-feira, 24 de março, a primeira edição do Pantanal Film Festival, um evento que promete celebrar a diversidade e a riqueza da produção audiovisual de Mato Grosso do Sul. O festival terá início às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, terceiro andar, com entrada gratuita para o público. A programação desta sessão inaugural inclui três documentários que mergulham em narrativas de memória, identidade e tradição.
A abertura do festival contará com a exibição de três documentários que retratam histórias emocionantes e reflexivas, conectadas às raízes culturais e sociais do estado. O primeiro filme da noite é “As Marias”, dirigido por Danon Lacerda. O documentário, com duração de 16 minutos, acompanha a vida de três irmãs trigêmeas que quebraram o silêncio e a invisibilidade imposta pela sociedade em Guia Lopes da Laguna, cidade próxima à fronteira com o Paraguai. Elas narram passagens comoventes de suas vidas, marcadas pela obediência aos pais, à igreja e aos maridos. O filme, já selecionado em 39 festivais e premiado nove vezes, incluindo o de Melhor Curta-Metragem Latino Americano no Festival Curta Cinema, promove uma reflexão sobre liberdade e identidade.
Em seguida, será exibido “A Medalha do Meu Avô”, de Renan Braga, com 17 minutos de duração. O documentário parte de uma fotografia antiga para revelar uma história surpreendente. Durante uma tarde na casa do bisavô, uma menina descobre uma medalha militar que a leva a desvendar uma operação secreta realizada décadas atrás, com o objetivo de conter um levante comunista na fronteira entre Brasil e Paraguai. A narrativa mistura memória familiar e história política, criando um diálogo entre o passado e o presente.
Fechando a noite, o público poderá assistir a “Flores de Bálsamo”, dirigido por Lucas Miyahira. Com 16 minutos, o documentário acompanha a jornada de um jovem que, ao descobrir um antigo instrumento musical, mergulha nas tradições da Ilha de Okinawa. As histórias de seus bisavós, relembradas através da música, convidam o espectador a refletir sobre as relações entre som, memória e a continuidade cultural em meio às mudanças do tempo.
A coordenadora da Pantanal Film Commission, Ana Ostapenko, expressou sua expectativa para essa primeira edição do festival: “Estamos muito animados com a realização do Pantanal Film Festival. É uma oportunidade única de dar visibilidade às produções locais e de conectar o público com histórias que refletem a diversidade cultural de Mato Grosso do Sul. Com a exibição de 40 filmes, acreditamos que o festival será um marco para o audiovisual do estado, abrindo portas para novos talentos e fortalecendo a identidade cultural da região.”
Serviço:
-
Evento: Pantanal Film Festival
-
Data: 24 de março (abertura) a 05 de abril
-
Horário: 18h
-
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) - Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar
-
Entrada: Gratuita