PUBLICIDADE
- mell280
03/04/2025 07h20
Tudodoms: Hospital Universitário de Campo Grande completa 50 anos com investimentos em modernização e ampliação
Hosana de Lourdes
Enquanto a Santa Casa enfrenta uma crise na saúde, com dificuldades no atendimento, e as UPAs e postos de saúde operam com deficiências, o Hospital Universitário (HU) de Campo Grande se prepara para se tornar uma referência estadual e nacional entre as unidades de hospitais universitários do Brasil. Para isso, a instituição receberá cerca de R$ 17 milhões em investimentos para modernizar sua estrutura e ampliar a capacidade de atendimento.
Atualmente, o hospital conta com cinco salas cirúrgicas, que serão dobradas com a ampliação. Essa modernização permitirá maior foco em cirurgias eletivas, ajudando a reduzir a fila do SUS, um dos desafios do sistema de saúde pública. Segundo a Dra. Andréa de Siqueira Campos Lindenberg, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) e infectologista, essa expansão beneficiará diversas especialidades, de acordo com a demanda do sistema de regulação, incluindo ortopedia e cirurgia geral.
Outro avanço importante será na área de tecnologia e diagnóstico por imagem. O hospital está em processo de ampliação da área de hemodinâmica, com a instalação de um novo equipamento que deve entrar em funcionamento nos próximos meses. Além disso, há a previsão de que, em 2026, a unidade receba um aparelho de ressonância magnética, com apoio do governo estadual, para melhorar o acesso dos usuários do SUS a exames de alta complexidade.
Na parte de internação, o hospital entregou 24 novos leitos em dezembro e prevê a entrega de mais 30 em julho, com estrutura modernizada. Já a maternidade, que se destaca por oferecer atendimento humanizado e ser de porta aberta, não passará por grandes mudanças estruturais neste primeiro momento, mas será impactada indiretamente pela ampliação do centro cirúrgico.
As obras no centro cirúrgico devem começar no próximo mês, com previsão de conclusão em um ano. Durante esse período, o hospital adotará medidas para garantir que os serviços não sejam interrompidos e que os pacientes não sejam prejudicados.
Com essas melhorias, o HU busca se consolidar como um modelo de excelência dentro da rede hospitalar universitária do Brasil, destacando-se no atendimento à população em um momento crítico para a saúde pública da capital.
A Dra. Andréa Lindenberg foi a entrevistada da manhã desta quinta-feira (3) no programa Bom Dia MS, onde detalhou os investimentos e a nova fase do hospital.
