- mell280
03/04/2025 13h51
Dólar recua e mercado aguarda efeitos sobre o câmbio após tarifaço de Trump
Boletim sobre o câmbio — Elson Gusmão
O dólar à vista encerrou ontem cotado a R$ 5,6963 para venda, segundo a mesa de câmbio comercial e turismo da Ourominas. O dia foi marcado pela busca por proteção, antes do anúncio de tarifas dos EUA sobre produtos importados, impactando principalmente moedas de países exportadores de commodities.
Os EUA impuseram tarifas de 10% ao Brasil, 20% à União Europeia, 34% à China e 24% ao Japão, além de outros países. Agora, o mercado aguarda possíveis retaliações e seus efeitos no câmbio. A estratégia do governo Trump visa aumentar a arrecadação, estimular a instalação de indústrias nos EUA e gerar empregos, mas pode desacelerar a economia, pressionar a inflação e até levar à recessão.
No calendário econômico, destaque para discursos no BCE e dados da zona do euro antes da abertura do mercado. No Brasil, saem os PMIs e a Receita Tributária Federal. Nos EUA, serão divulgados pedidos de seguro-desemprego, a balança comercial e os PMIs.
Bons negócios e uma excelente quinta feira!
Sobre Elson Gusmão
Elson Gusmão é o Diretor de Operações da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país. Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.
Sobre a Ourominas
A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.
Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).
Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.