- mell280
07/04/2025 08h01
inpEV destaca a importância da logística reversa no XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente
Evento reunirá especialistas para debater gestão de resíduos, sustentabilidade e mudanças climáticas
A cidade de Fortaleza (CE) será palco do XXIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O evento, que ocorre entre os dias 14 e 16 de abril, reunirá especialistas, autoridades e convidados para debater sobre temas ligados às mudanças climáticas e proteção ambiental. Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, será um dos palestrantes dos painéis interdisciplinares, que apresentarão experiências exitosas, de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas. Okamura participa do Painel V: Resíduos Sólidos e Saneamento, no dia 15 de abril, às 15h, e abordará sobre os impactos positivos do Sistema Campo Limpo na logística reversa e na sustentabilidade do agronegócio.
O evento, organizado pela ABRAMPA e pelo Ministério Público do Estado do Ceará, reunirá mais de 300 participantes, incluindo membros do Ministério Público, advogados, representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, empresas, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. Além dos painéis interdisciplinares, a programação contará com apresentação de projetos inovadores e debates sobre desafios ambientais e climáticos que possam inspirar novas estratégias e ações estratégias dos órgãos e instituições.
Com o tema "Atuação estratégica do Ministério Público e a defesa dos direitos fundamentais ambientais e climáticos", o congresso discutirá experiências bem-sucedidas, pesquisas e soluções que contribuam para a preservação dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas. Entre os patrocinadores do evento está o inpEV, que reforça seu compromisso com a gestão sustentável de resíduos e a logística reversa no agronegócio, promovendo iniciativas que fortalecem a logística reversa, economia circular e a preservação ambiental.
Sistema Campo Limpo e inpEV
Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.
O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 411 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.
Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e TikTok.
