30/05/2025 15h22
Mais uma Casa de Carnes recebe selo de inspeção e reforça compromisso com a qualidade em Maracaju
Hosana de Lourdess
O município de Maracaju acaba de dar mais um passo importante na área de segurança alimentar, com a entrega de mais um certificado do SIMM — (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju). Desta vez, quem recebeu a certificação, no mês de maio, foi a Casa de Carnes Comitiva, que está localizada na Rua Antônio de Souza Marcondes - Centro de Maracaju, que agora está autorizada a produzir, armazenar e comercializar produtos de origem animal dentro das normas sanitárias exigidas, incluindo a tradicional "Linguiça de Maracaju".
A certificação, concedida pela Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representa um avanço significativo na garantia de produtos com procedência segura para os consumidores, além de fomentar o desenvolvimento dos pequenos e médios negócios locais.
O selo do SIMM assegura que todos os processos de manipulação, armazenamento e comercialização atendem rigorosamente às normas de higiene e sanidade, protegendo tanto quem consome quanto fortalecendo a cadeia produtiva local.
De acordo com Agadir Mossmann, secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, conquistar essa certificação vai muito além de um documento formal — trata-se de um compromisso direto com a qualidade e a saúde da população.
“Esse selo é sinônimo de responsabilidade e garantia de que os produtos ofertados são seguros e possuem procedência. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o número de estabelecimentos regularizados, combatendo a clandestinidade e oferecendo mais segurança ao consumidor e valorização aos empreendedores locais”, destacou o secretário.
Para obter o selo, a Casa de Carnes Comitiva precisou atender a uma série de exigências técnicas, que incluem a adoção de boas práticas de fabricação, rigoroso controle sanitário e a implantação de procedimentos operacionais padronizados, garantindo a qualidade em todas as etapas de produção. A sócia-administradora Ana Laura C. Rocha, destacou a importância de se trabalhar com qualidade, segurança e entregar bons produtos ao consumidor maracajuense.
Atualmente, Maracaju conta com 11 estabelecimentos certificados pelo SIMM. A Administração Municipal reforça que toda empresa que comercializa produtos de origem animal deve, obrigatoriamente, estar registrada em serviços de inspeção municipal, estadual ou federal. O descumprimento dessa exigência pode gerar sanções legais, além de colocar em risco a segurança alimentar da população.
O SIMM é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da economia local, estimulando o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e, principalmente, assegurando que os produtos cheguem à mesa das famílias com qualidade, procedência e segurança.

veja também
Drogas Maracaju
Batalhão de Choque apreende mais de 700 Kg de maconha em propriedade rural de Maracaju
Feijoada Gospel na Capital
Comunidade Aliançados de Campo Grande promove evento com feijoada e pagode gospel no dia 23 de agosto
Política Nacional Aldir Blanc
MS executa meta prevista pelo governo federal dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc
Capacitação profissional
Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social
Capital Brasileira do Ecoturismo