PUBLICIDADE

Franquias de baixo custo ou renda fixa, onde seu dinheiro rende mais?


PUBLICIDADE
  • mell280

23/06/2025 09h32

Franquias de baixo custo ou renda fixa, onde seu dinheiro rende mais?

Rowena Romagnoli


Especialista indica que franquias de baixo custo podem superar os retornos de investimentos de renda fixa, desde que haja dedicação e gestão ativa

Com a Selic mantida em 14,75% — principal taxa de juros do país —, muitos brasileiros voltaram a olhar para aplicações de renda fixa. Títulos como o Tesouro Direto oferecem segurança e retorno previsível. Mas será essa a melhor opção para quem busca rentabilidade maior?

Enquanto as aplicações tradicionais ganham força, o mercado de franquias também se mostra uma alternativa atrativa. No Brasil, o setor é amplamente difundido e segue em expansão, registrando um crescimento de 13,5% de 2023 para 2024, de acordo com dados da ABF (Associação Brasileira do Franchising). A modalidade continua atraindo quem busca retorno financeiro, mais autonomia e protagonismo na construção da própria renda.

Mas afinal, o que vale mais a pena, deixar o dinheiro parado em uma aplicação ou apostar em um negócio de verdade? A resposta, segundo Carlos Domingues, economista consultor da Pagos (Associação de empresas e profissionais especializados em meios de pagamento), depende do perfil do investidor, mas o potencial de uma franquia é notável.

“Investimentos financeiros estão voltados à proteção patrimonial, enquanto as franquias atendem ao espírito empreendedor, voltado à geração de riqueza, sendo proporcional à dedicação ao negócio”, afirma Carlos.

Comparando aplicações e franquias

Em aplicações financeiras, a regra é clara: menor risco, menor retorno. Já no universo das franquias, o cenário muda completamente e pode ser vantajoso. “Mesmo em franquias de baixo custo, é possível que o rendimento supere o de aplicações tradicionais”, aponta o economista. Mas há uma ressalva: esse ganho maior vem acompanhado de esforço pessoal, dedicação à operação e gestão do negócio.

Na hora de decidir entre aplicar o dinheiro ou investir em uma franquia, é importante considerar algumas diferenças fundamentais. Aplicações financeiras são investimentos com baixo risco, alta liquidez e gestão passiva, ou seja, o investidor apenas aplica e aguarda o retorno. Além disso, permitem alta diversificação, já que é possível distribuir o valor entre diferentes produtos.

Já as franquias envolvem uma remuneração variável, que depende diretamente da gestão do negócio, apresentam risco mais elevado, menor liquidez e exigem dedicação ativa do franqueado. No entanto, oferecem maior potencial de crescimento e liberdade para expansão, o que atrai quem busca retorno superior e protagonismo na própria renda.

Outra vantagem do sistema de franquias é o suporte da franqueadora, que atrai muitos investidores iniciantes, com a disponibilidade de treinamentos, marketing e gestão, que contribui para reduzir incertezas para quem não tem um conhecimento técnico avançado na área.

“O acompanhamento da marca ajuda a reduzir os riscos e aumentam a sensação de segurança, mas é preciso lembrar que risco sempre haverá. A diferença é que, com trabalho, o retorno pode ser muito maior”, reforça o especialista.

10 franquias de baixo custo para investir ainda em 2025

Após entender as diferenças, desafios e vantagens do investimento em franquias X aplicação, confira opções de redes que permitem iniciar um negócio com menos de R$ 135 mil:

MARY HELP – A marca é pioneira no agendamento de serviços de limpeza por meio de franquias. Fundada em 2011, ela se destaca pelo modelo de baixo investimento, pela excelência reconhecida com quatro selos da ABF e disponibilidade de seguro exclusivo às profissionais parceiras.

Cidades até 50 mil habitantes

  • Investimento Total: R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal (estimado): R$ 60 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 14 meses

ACUIDAR - Fundada em 2016, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou no franchising em 2020, contando hoje com mais de 300 unidades.

  • Investimento Inicial: R$ 32,5 mil (incluindo taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Tempo de retorno: 6 a 15 meses

SEGURALTA - Com mais de 56 anos no mercado, a Seguralta é a maior rede de franquias de seguros do Brasil, com mais de 1.800 unidades em operação nos modelos home, office, basic e standard. Presente em todo o território nacional, a marca já atendeu mais de 270 mil clientes.

  • Investimento inicial a partir de R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo estimado de retorno 12 a 20 meses

LOUCOS POR COXINHA - Nascida no Rio Grande do Norte em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em mini Coxinhas, Churros e Kibe de alta qualidade. A marca já está presente em 12 estados e 58 cidades.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 131 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: De 12 a 30 meses

ITÁLIA NO BOX - Fundada em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box com um conceito claro: oferecer massas italianas de qualidade, em caixinhas, a preços acessíveis e repletas de afeto.

  • Investimento inicial: R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

UNHAS CARIOCAS - Considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, a marca preza pela proteção e biossegurança dos clientes, com colaboradoras treinadas para um atendimento padronizado, com rapidez e qualidade. Com técnica exclusiva, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 a 24 meses

TEM JEITO - Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada em 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento.

  • Investimento Inicial: R$ 129 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de Retorno: 24 meses

SUPERGEEKS - A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

  • Investimento médio inicial: R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 Mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses 

ESPAÇO MAKE Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$10 reais, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil e R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: a partir do 12 meses

SONHAGRO - Especializada em soluções financeiras e seguridade com foco em produtores rurais, a rede visa facilitar os processos burocráticos, atuando no gerenciamento das negociações e na execução dos projetos técnicos exigidos pelos bancos. Com mais de 11 anos de história, a rede conta com mais de 90 unidades comercializadas em todo o país.

  • Investimento inicial a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Prazo de retorno 6 a 12 meses

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE