- mell280
28/06/2025 06h30
Simulação da ONU movimenta alunos da Escola Canadense

Evento discute temas globais e estimula o protagonismo estudantil em Brasília
Estudantes do Ensino Médio da Escola Canadense de Brasília participaram da I Simulação da ONU da instituição, iniciativa que reproduz o funcionamento de organismos internacionais com base no modelo das Nações Unidas. O evento ocorreu no campus Sudoeste, reunindo alunos em atividades que estimulam oratória, diplomacia e pensamento crítico. A atividade é fruto de uma parceria da escola com o Ibmec.
Organizada por estudantes do Grade 12 e coordenada pela equipe pedagógica da escola, a simulação foi conduzida de acordo com regras e formatos oficiais da ONU. Os participantes atuaram, representando diferentes países em debates sobre geopolítica, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
“O modelo de simulação reforça valores centrais do nosso projeto pedagógico, como protagonismo, empatia e responsabilidade global. Nossos alunos exercitam não apenas a fala em público e o domínio de línguas estrangeiras, mas também a escuta ativa e a capacidade de negociação”, afirma o diretor da Escola Canadense de Brasília, Vitor Ramos.
A metodologia valoriza o desenvolvimento acadêmico em diálogo com competências socioemocionais, pensamento internacional e consciência cidadã.
Ao longo da atividade, os alunos também simularam a atuação de comitês específicos, como o Conselho de Segurança, enfrentando desafios reais da diplomacia internacional. Além da prática institucional, a experiência também visa preparar os estudantes para processos seletivos de universidades no exterior, nas quais a participação em simulações da ONU é valorizada como diferencial de currículo.
“O engajamento dos nossos alunos foi admirável. Eles demonstraram maturidade, preparo e sensibilidade para discutir temas complexos com profundidade e respeito. Ver essa evolução é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, conclui Ramos.
Uma nova simulação da ONU está marcada para quarta-feira, 2 de julho, às 14h. Todos os estudantes participantes receberão certificado emitido pela instituição de ensino superior.
Sobre a Escola Canadense de Brasília:
A Escola Canadense de Brasília é uma instituição educacional que oferece um currículo bilíngue, que utiliza uma metodologia internacional de excelência, com uma mentalidade global e uma abordagem pedagógica voltada para a formação integral dos alunos. Com foco no desenvolvimento acadêmico e sócio emocional, a escola prepara seus alunos para serem cidadãos globais. https://www.escolacanadensedebrasilia.com.br/
A Escola Canadense de Brasília é uma das maiores e melhores escolas bilíngues do Brasil. Fazemos parte da comunidade global de escolas “IB World School”, na qual alunos e educadores evoluem juntos e continuamente nos mais altos padrões internacionais.
www.escolacanadensedebrasilia.com.br
|
Unidade SIG
SIG Quadra 8, Lote 2225, Parte F • Brasília – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957
Unidade Águas Claras
QS 05 Av. Areal, Lote 04 • Águas Claras – DF
Celular / WhatsApp: +55 (61) 9276-4957