- mell280
30/06/2025 11h18
Congresso de Cidades Inteligentes em Campo Grande reúne mais 50 prefeituras do Estado
3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes destaca inovações na gestão pública e premia projetos e prefeitos inovadores
Campo Grande sediou na ultima quinta e sexta-feira (26 e 27), o principal evento de tecnologia voltado à gestão pública municipal de Mato Grosso do Sul. O 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes reuniu 350 participantes e representantes de 50 prefeituras no Bioparque Pantanal, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento da inovação nos municípios.
Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), o congresso também contou com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Fiocruz. Nos dois dias de programação, o evento proporcionou um ambiente de troca de experiências, soluções inovadoras e debates sobre o futuro da transformação digital no setor público.
Durante a abertura, o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, destacou a importância do congresso como catalisador para o fortalecimento da inovação nos municípios. “O intuito do evento é fomentar a tecnologia na gestão pública. O que uma cidade está fazendo de bom pode inspirar outras. Estamos falando da integração entre municípios com foco em soluções que realmente impactem positivamente a vida das pessoas”, afirmou.
Já o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou a função estratégica do congresso neste novo ciclo político vivido por muitos municípios sul-mato-grossenses. “Mais de 60% das prefeituras no estado estão sob nova gestão. Esse é o momento ideal para pensar de forma inteligente como administrar e melhorar a vida das pessoas. O objetivo deste evento é justamente inspirar e estimular gestores públicos com casos reais de uso da tecnologia que têm gerado bons resultados”, pontuou.
O prefeito de Terenos, Henrique Budke, participou do congresso e ressaltou a importância do evento como espaço de aprendizado, troca de experiências e inspiração entre gestores públicos. Para ele, iniciativas como essa fortalecem a inovação no setor público ao permitir o compartilhamento de ideias e soluções que podem ser replicadas em diferentes municípios.
“Estamos aqui para trocar informações, escutar outras prefeituras e conhecer as soluções apresentadas pelas empresas. Às vezes, a solução para um problema está no município vizinho e só precisamos ouvir e entender que as coisas estão mudando. A tecnologia está à disposição de todos e cabe a nós gestores nos abrirmos para ela”, disse.
Ele também destacou que o município de Terenos já conta com iniciativas como videomonitoramento em escolas e vias públicas, sistemas digitais de ouvidoria, procuradoria e o GeoCidadão, solução apresentada durante o congresso.
Além de debates e trocas de experiências, os participantes puderam conhecer tecnologias apresentadas por empresas como eMaster, Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Printer do Brasil, Senfio, Petacorp, Portal de Compras Públicas, Gênesis Tecnologia, DATAPROM, Stelmat, Licitanet e Maximus Tributos — fornecendo aos gestores ferramentas práticas para modernizar seus municípios.
Para José Marinho, mais do que conectar equipamentos, a transformação digital nas cidades exige uma mudança de cultura na forma de pensar e planejar os serviços públicos. “Hoje, todas as secretarias, saúde, educação, segurança, planejamento, precisam pensar de forma inteligente. Fila em hospital, papelada, processos demorados, isso precisa ficar no passado. A tecnologia está na palma da mão, mas é preciso que a inteligência esteja na cabeça do gestor público”, reforçou o diretor da RCD.
Um dos destaques do evento foi a cerimônia de entrega dos reconhecimentos aos Prefeitos Inovadores 2025 e aos autores dos Projetos Inovadores 2025, iniciativa da Rede Cidade Digital que certifica lideranças municipais que fazem uso estratégico da tecnologia para melhorar os serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento local. No segundo dia de congresso, dez projetos inovadores desenvolvidos por prefeituras sul-mato-grossenses foram premiados, valorizando práticas que estão tornando os municípios mais inteligentes e conectados.
A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, foi uma das homenageadas pela implantação de um sistema que integra e moderniza os serviços digitais da Prefeitura, garantindo mais rapidez, segurança e facilidade para o cidadão emitir documentos, pagar tributos e solicitar atendimentos pelas ferramentas digitais.
Com a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, todos os órgãos municipais passaram a trabalhar com sistemas padronizados que “conversam” entre si. Essa integração simplifica processos que antes eram lentos e fragmentados, reduz filas, elimina retrabalhos e otimiza o uso dos recursos públicos.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, recentemente regulamentado pela Prefeitura, orienta a evolução contínua dos serviços digitais, promovendo a inclusão digital e o uso eficiente dos recursos públicos.
Para o cidadão, essas mudanças significam serviços digitais mais rápidos, seguros e transparentes, com maior facilidade para emitir documentos, pagar tributos e solicitar atendimentos sem sair de casa.
Exemplos não faltam. Campo Grande oferece um conjunto integrado de aplicativos e sistemas para os cidadãos:
- Na educação, o botão de pânico digital aciona imediatamente a Guarda Civil Metropolitana (GCM), garantindo resposta rápida em situações de risco ou violência nas escolas;
- O projeto Proteja Mais Saúde estende esse botão de pânico a médicos, enfermeiros e demais servidores da saúde, protegendo-os em casos de risco no ambiente de trabalho;
- O app Conecta Campo Grande reúne diversos serviços municipais, incluindo emissão de guias, consulta e pagamento do IPTU, facilitando o acesso pelo celular ou computador;
- O site institucional da Prefeitura foi reformulado com modelo intuitivo e botões que facilitam o acesso do cidadão a vários serviços;
- A Prefeitura tem modernizado os parques tecnológicos de todos os setores. Na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), computadores antigos foram substituídos por novos modelos, o que melhora a eficiência dos serviços prestados via telemedicina.
Na segurança pública, há o uso de câmeras de monitoramento e sistemas integrados, além do aplicativo Proteja Mais CG, que funciona como hub do sistema. Essa plataforma é usada pela GCM para monitorar ocorrências, definir prioridades e coordenar o despacho das equipes, garantindo respostas rápidas e articuladas.
“Essas medidas melhoram diretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população, garantindo mais segurança nas informações. Além disso, ajuda a tornar tudo mais transparente, reduz os gastos, diminui o uso de papel, reduz filas, melhora o uso do dinheiro público e incentiva a inclusão digital e social. Estamos avançando com o que é necessário e correto para promover o desenvolvimento da Capital”, destaca a prefeita Adriane, que palestrou sobre o tema durante o evento, que segue até amanhã no Bioparque Pantanal.
Com essas iniciativas, Campo Grande consolida sua posição como referência em inovação digital no setor público, mostrando que investir em tecnologia é investir na qualidade de vida da população.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande / Agetec