17/07/2025 18h18
Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”
O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Semu (Secretaria Executiva da Mulher) são parceiros no projeto “Elas Constroem”, que integra o programa Construindo Talentos e busca qualificar mulheres para atuar na construção civil. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho através do link https://forms.office.com/r/ECMSNSn3Se.
A ação visa combater a carência de mão de obra qualificada no setor, promovendo a capacitação técnica de mulheres para atuação na construção civil, com foco em empregabilidade e autonomia financeira.
As aulas do primeiro módulo começam em agosto, com três cursos:
• Pintor(a) de Obras Imobiliárias (160h)
• Assentador(a) de Revestimento Cerâmico (160h)
• Operador(a) de BobCat + NR18 (40h)
As turmas, com vagas limitadas (15 a 25 alunas), terão aulas teóricas online e práticas na Escola da Construção do SENAI, utilizando a metodologia “Aprendendo a Construir”.
De acordo com o gerente de gestão e negócios da Faculdade Senai da Construção, Plínio Gratão, a qualificação contribui tanto para fortalecer o setor quanto para melhorar a condição de vida das participantes. “O projeto tem como objetivo trabalhar com a inclusão das mulheres nos canteiros de obras. A construção civil é um dos setores que mais contrata, com grande destaque na atuação das profissionais”, destacou.
“O ‘Elas Constroem’ é um marco para a construção civil sul-mato-grossense. Além de suprir a demanda por profissionais qualificados, o projeto reforça nosso compromisso com a diversidade e a geração de renda para mulheres. Acreditamos que essa iniciativa vai transformar vidas e elevar a qualidade do setor”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS.
O projeto "Elas Constroem" traz como destaques uma rede de apoio completa para garantir a participação efetiva das mulheres, especialmente aquelas que são mães. Essa rede inclui acolhimento para os filhos das alunas durante o período das aulas, apoio psicológico, ações voltadas para saúde e bem-estar (como cuidados com a autoestima e beleza), além da oferta de alimentação.
Outro pilar fundamental é a parceria estratégica com a Semu (Secretaria Executiva da Mulher), que atuará na captação de alunas, facilitando o acesso ao público-alvo – mulheres em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. A experiência e capilaridade da Semu junto aos bairros serão essenciais para o sucesso da iniciativa.
“É algo inovador, desafiador e necessário. Sabemos que, principalmente no ramo da construção civil, há uma grande demanda por profissionais qualificados. E por que não as mulheres? São tão capacitadas quanto os homens e, em algumas atividades, como o assentamento de azulejos, se destacam pela atenção aos detalhes e pelo cuidado com o acabamento”, declara Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher (Semu).
Fontanari destacou ainda o perfil minucioso e observador das mulheres como um diferencial no setor: “Vamos incentivar e capacitar mulheres para que também ocupem esse espaço. As expectativas com o início das aulas são as melhores. A partir da divulgação, já sentimos uma repercussão muito positiva, e acreditamos que será um sucesso. ”
Por fim, o projeto prevê um evento de empregabilidade, no qual o Sinduscon/MS promoverá um encontro entre as participantes e empresas associadas ao sindicato, criando oportunidades reais de contratação e inserção no mercado de trabalho. Essas ações combinadas visam não apenas qualificar, mas também integrar as mulheres de forma efetiva no setor da construção civil.
As inscrições vão até o dia 25 de julho através do link https://forms.office.com/r/ECMSNSn3Se