PUBLICIDADE

INSS participa de mutirão de atendimento a ribeirinhos no Rio Paraguai


PUBLICIDADE

13/09/2025 09h06

INSS participa de mutirão de atendimento a ribeirinhos no Rio Paraguai

assessoria



A partir desta segunda-feira (15), a Gerência-Executiva do INSS em Campo Grande (MS) participa do mutirão de atendimentos aos ribeirinhos do Rio Paraguai, como parte das atividades da Justiça Federal Itinerante. A iniciativa, que chega à sua 10ª edição na região de Corumbá (MS), na divisa com a Bolívia, tem como objetivo levar serviços essenciais a comunidades em áreas de difícil acesso.

As ações serão realizadas ao longo de toda a semana, com início na localidade conhecida como Barra de São Lourenço, na divisa entre o estado do Mato Grosso e o sul da Bolívia. A Justiça Itinerante já realizou mais de 18 mil atendimentos nas edições anteriores, segundo a juíza federal Monique Marquioli, coordenadora da iniciativa.

Durante a ação, servidores do INSS e procuradores federais prestarão atendimentos voltados, especialmente, aos segurados rurais da região. A expectativa é atender cerca de 300 segurados, conforme levantamento prévio realizado por assistentes sociais da Prefeitura de Corumbá, que atuam junto às comunidades ribeirinhas durante todo o ano.

A rota do mutirão — conhecida como Tramo Norte — conta com o apoio logístico da Marinha do Brasil e inclui paradas nas comunidades de Paraguai Mirim, nos dias 16 e 17, e Jatobazinho, nos dias 18 e 19. A iniciativa reforça o compromisso do INSS em garantir o acesso a direitos previdenciários a populações em situação de vulnerabilidade e em áreas remotas.


O projeto 
O JEF Itinerante tem como missão promover o acesso à Justiça Federal a populações carentes, privadas do atendimento formal, residentes em áreas remotas e de difícil acesso, como ribeirinhas, assentamentos e aldeias indígenas. A iniciativa busca ampliar a interiorização da Justiça Federal da 3ª Região em Mato Grosso do Sul.

Entre novembro de 2021 e maio de 2025, foram realizadas 10 edições, com mais de 18 mil atendimentos, sendo que a Gerência-Executiva atuou em todas as expedições realizadas.
 
As ações ocorreram em Corumbá, Coxim, Rio Paraguai – Tramo Norte (JEF Fluvial), Rio Paraguai – Tramo Sul (JEF Fluvial), Aldeias Limão Verde e Bananal em Aquidauana, Aldeia Jaguapiru em Dourados, Baixo Taquari, em Corumbá, Porto Murtinho e Assentamento Mutum.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE