15/09/2025 16h56
Inmet alerta para baixa umidade, tempestades e ventos fortes nos próximos dias
Campo Grande e outras regiões de MS devem ficar atentas a riscos à saúde, à vegetação e à infraestrutura
Por Viviane Oliveira |
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) encaminhou quatro alertas para Mato Grosso do Sul, abrangendo situações de baixa umidade do ar e tempestades, válidos entre os dias 15 e 16 de setembro.
O primeiro alerta de baixa umidade, com grau de severidade "perigo potencial", atinge Campo Grande e outras 33 cidades entre 10h e 19h desta segunda-feira (15). A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, representando baixo risco de incêndios florestais e de problemas à saúde. O instituto orienta ingerir bastante líquido, evitar esforços físicos nas horas mais secas e evitar a exposição ao sol nos períodos mais quentes.
O segundo alerta, de tempestade, também com grau de perigo potencial, atinge 26 cidades entre 8h54 e 23h59 de segunda-feira. São esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. O risco inclui cortes de energia, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. O Inmet recomenda não se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O terceiro alerta, também de baixa umidade, com grau de perigo, atinge 24 cidades das 13h às 18h de segunda-feira. A umidade relativa deve variar entre 12% e 20%, aumentando o risco de incêndios e de problemas à saúde, como ressecamento da pele, dos olhos, da boca e do nariz. A orientação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas, reduzir a exposição ao sol, usar hidratante e umidificar o ambiente.
O quarto alerta, de tempestade com grau de perigo potencial, é válido das 0h às 10h de terça-feira (16). As condições são semelhantes às do segundo alerta, com chuvas intensas, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Os mesmos cuidados devem ser observados para a segurança da população.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o Estado terá sol e variação de nebulosidade. Entre a tarde e a noite de segunda-feira e ao longo de terça-feira, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com um cavado, pode favorecer o aumento da nebulosidade, especialmente nas regiões centro-sul e oeste. Nessas áreas, há maior probabilidade de chuva, com ocorrência de tempestades, raios e rajadas de vento, mas pancadas de chuva não estão descartadas no restante do Estado.