16/09/2025 12h01
Natura reforça a importância estratégica da perfumaria para os negócios
Ana Palma
Com um time exclusivo de especialistas em perfumaria e foco em bioativos da biodiversidade brasileira, a marca reafirma liderança em um mercado que coloca o Brasil como segundo maior consumidor mundial de fragrâncias
Há seis dias do Dia do Perfumista, celebrado em 21 de setembro, a Natura, líder em perfumaria no Brasil*, antecipa a data para destacar a relevância estratégica da categoria em seu negócio. A perfumaria representa mais do que uma categoria dentro do portfólio da marca, que se especializou no desenvolvimento de fragrâncias que traduzem a riqueza cultural do país, combinando ingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira, óleos essenciais inéditos e álcool orgânico sustentável.
Essa abordagem, que alia ciência, natureza e emoção, consolidou a empresa como líder do segmento na América Latina, em uma região que abriga o segundo maior mercado consumidor de fragrâncias do mundo. Para sustentar seu protagonismo, a marca aposta em criações desenvolvidas por um time próprio de três perfumistas in-house - grande diferencial da empresa no mercado -, em parceria com grandes maisons internacionais.
A aposta começou em 2006, com a contratação da perfumista Veronica Kato e ganhou ainda mais força com a entrada de Olivier Paget e Juliana Bombarda, em 2025. Suas experiências e paixões resultam em fragrâncias que não apenas encantam, mas também se conectam emocionalmente com os consumidores.
“Cada fragrância que desenvolvemos, junto aos nossos especialistas carrega o DNA da Natura conectando nossos consumidores de forma sensorial e emocional. O privilégio de ter perfumistas exclusivos nos garante a construção de uma perfumaria autêntica, brasileira e de qualidade, além das criações olfativas surpreendentes para outras categorias, como sabonetes e hidratantes corporais. Nós valorizamos ingredientes únicos e exclusivos da biodiversidade brasileira, traduzindo em fragrâncias a riqueza e diversidade do país", afirma Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura
A perfumista Veronica Kato reforça a visão criativa da marca: "Nossa inspiração para criar novas fragrâncias vem da diversidade e da essência do Brasil, com seus ritmos, cores e biomas. Usar bioativos da nossa biodiversidade não é apenas uma forma de inovar, mas também de preservar e valorizar nosso patrimônio, oferecendo aos clientes uma experiência olfativa única e genuinamente brasileira", reforça.
O Brasil é um país fortemente conectado ao universo das fragrâncias, e essa relação é ainda mais intensa nas regiões do Norte e Nordeste, que hoje se destacam como os maiores consumidores de perfumes no país. Esse comportamento reforça o papel da perfumaria da Natura como um elo afetivo e cultural com os consumidores, e a importância de criar fragrâncias que dialoguem com a identidade e os desejos de cada região brasileira.
*Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria
Quem são os perfumistas da Natura:
Veronica Kato
Há 19 anos como perfumista exclusiva da Natura, Veronica Kato é formada em Farmácia Bioquímica e iniciou sua carreira na Dragoco, hoje conhecida como Symrise, ela foi enviada para a escola de perfumaria da empresa em Hilzminden, na Alemanha, e posteriormente teve a oportunidade de especializar se na França e Inglaterra com mentores de diferentes áreas
Utilizando uma vasta paleta de ingredientes da perfumaria mundial e combinando com os da paleta exclusiva Natura , Veronica co cria com perfumistas de renome mundial para desenvolver as fragrâncias exclusivas da Natura
Olivier Paget
Com sólidos pilares profissionais, sua formação começou na ISIPCA, uma das mais prestigiadas escolas de perfumaria, e foi aprimorada na autêntica região perfumista de Grasse, na França, o que se reflete na longevidade e no sucesso de seus ícones criativos.
Olivier já foi parceiro de Verônica Kato e é o nome por trás de fragrâncias memoráveis, como Ekos Andiroba, Ekos Ucuuba, e Tododia Alecrim e Sálvia. Ele mora há mais de 30 anos no Brasil, além de perfumista, é músico, mergulhador e um profundo amante da natureza, paixões que provavelmente enriquecem sua sensibilidade criativa na perfumaria
Juliana Bombarda
É formada na maior escola de perfumaria do mundo, a ISIPCA, em Versalhes, na França. Em 2025, Juliana se uniu ao time de perfumistas da Verônica Kato, para fortalecer a expertise da marca na criação e desenvolvimento de fragrâncias. Na Natura, Juliana Bombarda se dedica à criação de fragrâncias que expressam a riqueza e a diversidade brasileira, sempre com um olhar para a inovação e a sustentabilidade
Antes de se juntar ao time exclusivo da Natura, Juliana passou pela empresa IFF onde concluiu sua formação em perfumaria, e se dedicou à criação de fragrâncias para marcas nacionais.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Por 11 anos consecutivos é a companhia de melhor reputação do Brasil e mais responsável em ESG pelo ranking Merco. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura foi pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
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Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.