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IA impulsiona recordes históricos na entrega de serviços de TI, revela estudo da Freshworks


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23/09/2025 13h35

IA impulsiona recordes históricos na entrega de serviços de TI, revela estudo da Freshworks

Beatriz Muffo


Brasil lidera desempenho em dois indicadores críticos do 'Freshservice Benchmark Report 2025', pesquisa que analisou organizações de 118 países

A Inteligência Artificial está melhorando a entrega de serviços de TI, simplificando processos e tornando a vida dos colaboradores mais fácil. A conclusão é do relatório "Freshservice Benchmark Report 2025”, da Freshworks, que, pela primeira vez em cinco anos de benchmarking, registrou recordes de desempenho das equipes de TI em todos os principais indicadores, tendo a IA como vetor desta escalada. 

O documento analisou cerca de 187 milhões de chamados, de mais de 10,5 mil empresas, sediadas em 118 países, incluindo o Brasil, país que se destaca ao registrar os melhores desempenhos para dois dos principais indicadores.  

Como mostraram as principais empresas, a IA está acelerando a entrega de serviços de TI –desviando chamados rotineiros e promovendo informações relevantes para a solução de problemas. Quando colaboradores precisam de ajuda com softwares, hardware ou permissões de contas, por exemplo, agentes como o Freddy AI geram respostas personalizadas, consultando bases de informações e dados do funcionário. 

RECORDES HISTÓRICOS

As equipes de TI já estão colhendo resultados concretos: com o Freddy AI Copilot, houve redução de 76,6% no tempo de resolução dos chamados e melhora de 41,1% no tempo da primeira resposta. Já o Freddy AI Agent atingiu uma taxa de 65,7% de desvio de chamados. Somados, esses recursos economizaram 431.270 horas de trabalho por ano do suporte de TI, o equivalente a 49 anos de trabalho poupado.

No geral, para as equipes de TI que usam IA, os indicadores de 2025 refletem os melhores resultados já registrados em cinco anos:

  • Tempo médio de resolução (ART): 21,96 horas
  • Tempo médio de primeira resposta (AFRT): 9,36 horas
  • Tempo médio de primeira atribuição (AFAT): 15,8 horas
  • Resolução no primeiro contato (FCR): 74,14%
  • Cumprimento de SLA de resolução: 96,16%

“Esses dados não apenas retratam o cenário atual das entregas de TI”, observa Ashwin Ballal, CIO da Freshworks. “É inspirador ver empresas na região usando tecnologia para descomplicar o serviço e fornecer suporte mais rápido e com foco nas pessoas para seus funcionários.”

DESCOBERTAS DO BRASIL

Brasil se destaca no cenário global com um desempenho notável em diversas métricas-chave de TI, superando as médias globais em áreas críticas:

  • Tempo médio de resolução (ART): Com 11,89 horas, o Brasil tem o tempo médio de resolução mais baixo entre os países analisados.
  • Resolução no primeiro contato (FCR): Com uma taxa de 82,055%, o Brasil atinge a maior FCR.
  • Tempo médio de primeira resposta (AFRT): O tempo médio de 7,77 horas para a primeira resposta no Brasil também está entre os mais rápidos.

  • Cumprimento de SLA de resolução: O país apresenta alta aderência aos SLAs, com 96,21% para resolução e 96,4% para a primeira resposta.

DA ÁREA DE TI PARA TODA A EMPRESA

Pela primeira vez, o relatório também acompanha a entrega de serviços em equipes não ligadas ao TI, como finanças, RH, facilities e jurídico, que passaram a usar as plataformas de atendimento baseadas em IA da Freshservice. O Enterprise Service Management (ESM) já começa a refletir os ganhos antes vistos apenas em TI.

Hoje, para cada 14 agentes de TI, já existem 10 agentes de áreas de negócio usando o Freshservice para a entrega de serviços internos. E os dados mostram que essas equipes estão prosperando, alcançando taxas de resolução no primeiro contato de 79,5%, superando, inclusive, o desempenho das equipes de TI. 

Os resultados refletem ainda em melhor experiência para os funcionários, com índices de satisfação (CSAT) de 97,83%, o mais alto a ser registrado nos cinco anos de relatórios de benchmark. 

Baixe o relatório completo: Freshservice Benchmark Report 2025

Sobre a Freshworks
A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) desenvolve softwares descomplicados que oferecem experiências excepcionais para clientes e colaboradores. Nossas soluções de nível corporativo são poderosas, fáceis de usar e rápidas para gerar resultados. Com uma abordagem centrada nas pessoas, nossa IA elimina fricções, tornando os colaboradores mais eficientes e as organizações mais produtivas. Mais de 73 mil empresas — incluindo Bridgestone, New Balance, Nucor, S&P Global e Sony Music — confiam nos softwares de experiência do cliente (CX) e do colaborador (EX) da Freshworks para fortalecer a fidelidade de seus clientes e otimizar seus serviços. Para mais informações e histórias de clientes, acesse: www.freshworks.com e siga a Freshworks no Facebook, LinkedIn e X.

 





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