PUBLICIDADE

Senai forma primeira turma do Brasil do projeto Elas Constroem


PUBLICIDADE
  • mell280

15/10/2025 17h56

Senai forma primeira turma do Brasil do projeto Elas Constroem

Flavia Melo


O Senai de Mato Grosso do Sul formou a primeira turma do Brasil do projeto Elas Constroem, voltado para qualificação de mulheres para atuar na construção civil.  Em solenidade realizada na semana passada, 40 mulheres receberam o diploma de conclusão dos cursos de segurança na operação de minicarregadeira (Bobcat), pintor de obras imobiliárias e assentador de revestimentos cerâmicos.

Idealizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e conduzido em parceria entre o Sinduscon-MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), Senai, com apoio da Semu (Secretaria Executiva da Mulher) e do Sintracom-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário), o projeto tem como propósito incentivar a presença feminina na construção civil, promovendo inclusão, capacitação profissional e empregabilidade.

De acordo com o gerente regional do Senai, Jeancarlos Lucietto, a iniciativa destaca o avanço da mão de obra feminina na construção civil, setor que segue em forte expansão em Mato Grosso do Sul.

“Somente no primeiro semestre de 2025, a construção civil foi responsável por mais de 5 mil novas vagas de emprego formal, representando metade de todos os postos criados pela indústria do estado, segundo dados do Caged. No Senai, temos o compromisso de oferecer formação técnica de excelência, contribuindo para o desenvolvimento do setor e ampliando as oportunidades no mercado de trabalho”.

O presidente do Sinduscon/MS, Kleber Luiz Recalde, destacou o simbolismo da conquista e o papel da entidade na promoção de oportunidades. “Estou muito orgulhoso de receber essas mulheres no nosso setor. A construção civil é uma indústria apaixonante, e hoje é um dia extremamente especial, não apenas pela formatura, mas pelo futuro que começa a se desenhar para cada uma delas. Este primeiro certificado é só o começo de uma janela de oportunidades extraordinária. A indústria da construção está de portas abertas para recebê-las”.

A entrega dos certificados emocionou as 40 formadas e o público presente, simbolizando o início de uma nova jornada para mulheres que decidiram construir seus próprios caminhos. Para a líder do projeto, Valéria Gabas, o sucesso da turma é apenas o começo. “Essas mulheres pioneiras mostraram que têm espaço e competência para atuar na construção civil e inspirar muitas outras”, afirmou.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o gerente da Unidade Senai da Escola da Construção, Plínio da Costa Gratão; a secretária municipal da Semu, Maria Angélica Fontari de Carvalho e Silva; a líder do projeto no Estado, Valéria Gabas; e o presidente do Sintracom-CG, José Abelha.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE