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Clean Core: mais do que tendência, uma estratégia para os negócios


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28/10/2025 09h39

Clean Core: mais do que tendência, uma estratégia para os negócios

Cinthia Guimarães


Por João Pires

No atual ambiente de negócios, a simplicidade e a agilidade se tornaram requisitos de sobrevivência. É diante desse contexto que o conceito de Clean Core ganha força, uma vez que, mais do que uma tendência tecnológica, a metodologia representa uma estratégia fundamental para as organizações.

A abordagem trata-se de uma alternativa para reverter o excesso de personalizações nos ERPs que já ocorre historicamente e que, na prática, leva à construção de estruturas rígidas e de alto custo, dificultando que as empresas acompanhem os movimentos de inovação e transformação digital.

E considerando o dinamismo do mercado, marcado por constantes mudanças, desde fiscal e econômica, o Clean Core se posiciona como um aliado estratégico, fazendo com que as organizações não sofram impactos nas operações e, consequentemente, atendam às demandas internas e externas.

No entanto, mesmo trazendo ganhos práticos, como eficiência, minimização de esforços durante uma implementação e/ou migração de sistemas, padronização e manutenções constantes sem perda de performance, ainda assim um desafio continua sendo enfrentado: a resistência à mudança.

Ou seja, tudo o que é inovador tem um processo disruptivo. Contudo, o fator humano costuma ser uma barreira a ser superada, visto que, diante de algo novo, dúvidas e receios acerca do modelo operacional naturalmente provocam resistência. Nesse sentido, para garantir total transparência, é fundamental estabelecer uma comunicação top-down, desde os líderes até os colaboradores, deixando claro todos os passos que serão dados.

Cabe enfatizar que, quando falamos sobre o conceito de núcleo limpo, não estamos afirmando que as customizações dos sistemas de gestão deixarão de existir. Afinal, cada empresa, a depender de seu porte e segmento, precisa adaptar o software de modo que atenda às obrigatoriedades previstas. Todavia, ao realizar esse movimento de forma estratégica e eficiente, atribui-se ganho de valor ao negócio, uma vez que é possibilitada a concentração, de fato, em ações importantes que garantam o crescimento e o desempenho da organização como um todo.

Aplicar o Clean Core, na prática, significa adotar as melhores práticas e atender às demandas do mercado atual, bem como compreender todo o processo end to end, com capacidade e infraestrutura para promover melhorias significativas que gerem melhores experiências, tanto operacionais quanto nos atendimentos.

Além disso, a abordagem também ganha relevância para garantir o futuro da companhia, por meio de melhorias nas tomadas de decisão, baseadas em dados limpos e transparentes; alinhamento à agenda ESG, garantindo conformidade, compliance e governança; escalabilidade para suprir inovações que possam surgir; e aplicação da gestão da mudança, executada de forma ágil e em conformidade com as demandas do mercado.

Considerando que hoje existem dois conceitos de infraestrutura dentro das organizações, sendo a atual (já existente) e a nova (criada), todo o processo de simplificação precisa ocorrer de forma eficiente e alinhada às particularidades do negócio. Do contrário, de nada adiantará a abordagem. Nesse sentido, contar com o apoio de uma consultoria especializada é de extrema importância.

Isso porque, o time de especialistas, ao compreender o dinamismo e a complexidade de cada negócio, centraliza o foco em promover uma gestão da mudança de forma clara e objetiva. Atribuindo toda a expertise técnica, por meio da análise de indicadores, a equipe saberá guiar uma estratégia que minimize impactos e traga resultados promissores para a gestão.

À medida que o mercado se torna mais dinâmico, eliminar obstáculos nas operações é primordial. As organizações precisam, cada vez mais, de simplicidade para acessar e analisar dados do negócio, de modo que possam tomar decisões assertivas. O Clean Core surge como um importante aliado nessa jornada, guiando as empresas rumo às melhores práticas e, sobretudo, a um futuro promissor.

João Pires é Executivo de vendas da SPS Group.

Sobre a SPS Group:
Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há mais de 13 anos como uma integradora de tecnologia multinacional brasileira, que se consolidou com operações de SAP Business One, com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente por sua excelência e qualidade. Parceira consolidada, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia. Reforçando o compromisso em fornecer soluções tecnológicas de ponta para todo o mercado, a SPS passou a trabalhar também com os recursos de SAP S/4HANA, tanto na versão Public Cloud, quanto Private, apoiando as empresas em uma operação inteligente, com processamentos em tempo real, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. Com expertise atestada no segmento de manufatura, a SPS oferece a PlantScanner, uma plataforma voltada para melhorias de desempenho nas atividades de produção, com gestão embarcada no sistema MES (Manufacturing Execution Systems), podendo ser utilizada em qualquer tipo de indústria, independente do segmento ou porte. Ainda, a empresa oferta uma gama de soluções avançadas de backup e segurança da informação, BaaS (Backup As A Service), soluções em nuvem, licenciamento Microsoft, switches de rede, entre outros. Com todos os consultores especialistas certificados pela SAP, o grupo já soma mais de 300 clientes em todo território nacional e internacional, e conta com mais de 250 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro.  

 

 





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