- mell280
28/10/2025 09h46
Executivo da MBRF celebra relação de cinco décadas com mundo muçulmano
Executivo da MBRF celebra relação de cinco décadas com mundo muçulmano
Nos países islâmicos, empresa iniciou atuação com marca Sadia, hoje líder de mercado
O vice-presidente de bovinos da MBRF, Alisson Navarro, celebrou o fato de a marca Sadia ter completado 50 anos de presença no mundo muçulmano, em fala na manhã de hoje (27), durante o Global Halal Brazil Business Forum 2025, realizado na cidade de São Paulo até amanhã.
Segundo o executivo, após cinco décadas na região, a Sadia consolidou tanto a liderança de mercado, como a preferência do consumidor. “Desde então mantemos uma trajetória contínua de colaboração, que reflete [...] cuidado em compreender e atender as preferências culturais e padrões [...] que definem o consumo halal”, afirmou Navarro, sobre o cuidado da empresa de disponibilizar produtos em conformidade com o islã, segundo exigência do consumidor.
Na região, a empresa vende derivados de aves e bovinos com certificação halal, que atesta produção em respeito a tradições religiosas e culturais do islamismo. No caso da proteína animal, essas tradições incluem, por exemplo, o abate segundo o rito isâmico, além de medidas para evitar contaminação cruzada com substâncias proibidas ao muçulmano, como derivados suínos e álcool.
Para Navarro, ao mesmo tempo que zela pela tradição, o mercado halal é um ecossistema dinâmico marcado pela inovação contínua, que gera inovações em tecnologia, sustentabilidade e eficiência produtiva. “Trata-se de uma relação que valoriza não apenas o produto, mas também os princípios e os valores que orientam cada etapa da produção”, afirmou em discurso, em que não deu detalhes sobre o anúncio feito hoje da ampliação da joint-venture que a MBRF mantém com a saudita Halal Products Development Company (HPDC).
De acordo com o anúncio, a MBRF vai trabalhar para abrir o capital da empresa na bolsa na capital da Arábia Saudita, Riade. A ideia é que a abertura de capital seja feita até o primeiro trimestre de 2027, seguindo a determinação da legislação local, que prevê 12 meses para a conclusão da parceria, segundo informações apuradas pela Agência Estado.
A transação tem valor de US$ 2,07 bilhões e engloba as fábricas e centros de distribuição da MBRF localizados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, bem como suas empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã, além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região.
O negócio prevê um acordo de fornecimento de produtos de frango e bovino da MBRF para Sadia Halal com duração de 10 anos renováveis, a partir das fábricas localizadas no Brasil. A precificação dos produtos será baseada na metodologia de custo total, seguindo as regras aplicáveis sobre preços de transferência.
Realização da Câmara Árabe-Brasileira e da Fambras Halal, o Global Halal Brazil Business Forum 2025 conta com patrocínio de MBRF (Marfrig/BRF), Modon, Seara Alimentos, Eco Halal, Emirates, Grupo MHE9, Prime Company, Carapreta Carnes Nobres e SGS.
Leia na íntegra o discurso de Alisson Navarro:
É com grande satisfação que participamos da abertura do Global Halal Brazil Business Forum e celebramos a relação de longa data que temos com o mercado halal, parceiro essencial para a segurança alimentar global.
Gostaríamos de agradecer a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Fambras Halal pela organização deste evento, que promove um diálogo relevante entre autoridades, líderes empresariais e instituições, fortalecendo a cooperação entre o Brasil e o setor halal global.
Para a MBRF, o mercado halal representa uma parceria construída ao longo de décadas, baseada em respeito, confiança e compromisso com a entrega de alimentos produzidos com integridade, qualidade e segurança, do campo à mesa.
Trata-se de uma relação que valoriza não apenas o produto, mas também os princípios e os valores que orientam cada etapa da produção.
Nossa presença nesse mercado começou há mais de 50 anos, com a marca Sadia, que hoje é a marca líder de mercado e a preferência dos consumidores na região.
Desde então, mantemos uma trajetória contínua de colaboração, refletindo a força de nossas marcas e o cuidado em compreender e atender as preferências culturais e os padrões de excelência que definem o consumo halal.
O mercado halal é um ecossistema dinâmico no qual a tradição e inovação caminham juntas, impulsionando avanços em tecnologia, sustentabilidade e eficiência produtiva.
É com esse espírito que seguimos alimentando o futuro, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento de laços que unem culturas por meio da alimentação.
Em nome da MBRF, agradeço novamente pela oportunidade de participar deste fórum e de compartilhar esse espaço com lideranças que reconhecem a importância da parceria, da confiança mútua para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das relações entre o Brasil e o mundo halal.
Desejo a todos um excelente evento.
Salam Aleikum
Alisson Navarro
Vice-presidente global de bovinos da MBRF


