PUBLICIDADE

Estudo inédito sobre pausas profissionais propõe novo olhar sobre carreira e retorno ao trabalho


PUBLICIDADE
  • mell280

05/11/2025 10h23

Estudo inédito sobre pausas profissionais propõe novo olhar sobre carreira e retorno ao trabalho

assessoria


Pesquisa "Pausa na Carreira - O cenário do mercado de trabalho brasileiro" realizada por Be Back Now e NOZ Inteligência aponta que a criação dos filhos, dificuldade de recolocação no mercado de trabalho e saúde mental são os principais motivadores de quem já passou ou passa por um intervalo na carreira.

Com o objetivo de entender os fatores que influenciam a decisão de interromper uma carreira em andamento e as dificuldades encontradas para a retomada da jornada profissional, a Be Back Now e a NOZ Inteligência realizaram a pesquisa “Pausa na Carreira – O cenário do mercado de trabalho brasileiro”. Entre outras descobertas, o estudo traz a tona os principais motivos de uma pausa entre os entrevistados: criação dos filhos, dificuldade de recolocação no mercado de trabalho e cuidados com a saúde mental.

A maternidade ou paternidade foi a justificativa para a decisão de 24,0% dos respondentes. enquanto 21,7% atribuíram sua pausa ao desemprego e à dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, ou seja, não foi uma iniciativa voluntária desse grupo. Em terceiro lugar no ranking, a saúde mental foi o que afastou 10,9% dos entrevistados de suas atividades profissionais. A lista segue com o cuidado de familiares (9,4%), tentativa de empreendedorismo (6,9%), busca de novas experiências pessoais como viagens e trabalho voluntário (5,8%), estudo (5,5%), reavaliação da carreira (4,3%) e saúde física (2,7%).

“Nossa pesquisa comprova como pausas na carreira estão mais associadas a transformações na vida das pessoas, e não apenas a fatores profissionais. A criação dos filhos são grandes marcos de reconfiguração das prioridades, enquanto o desemprego ainda impõe interrupções involuntárias para uma parcela significativa os trabalhadores. O destaque para questões de saúde mental evidencia uma mudança importante de mentalidade. Afinal, hoje, cuidar de si também é visto como parte da trajetória profissional”, explica Tetê Baggio, CEO e fundadora da Be Back Now.

Este é o cenário de 64,1% dos entrevistados, que afirmaram já terem feito ou estarem passando por uma pausa. Sendo que 21,3% afirmaram já terem feito esse tipo de intervalo profissional mais de uma vez.

Muitos entre os que nunca pausaram já pensaram a respeito

Quando o estudo leva seu olhar para o grupo que afirma nunca ter passado por uma pausa (35,9% dos respondentes), alguns fenômenos também chamam a atenção e merecem destaque: 45,4% deles já pensaram na possibilidade e 16,5% já estão se planejando para ela, enquanto 38,1% nunca consideraram a experiência.

Tetê destaca que o estudo também colheu alguns depoimentos. “Entre os entrevistados, tivemos manifestações claras de receio ao preconceito com quem fica um tempo ‘parado’, principalmente para as mulheres. A insegurança de não conseguir uma recolocação no mercado é grande”. Esta foi a justificative de 41,9% das pessoas que já avaliaram esse caminho mas não seguiram por ele, ficando atás apenas da situação financeira que não permite tal opção, citada por 68,2%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa é uma importante ferramenta para compreender as mudanças no comportamento dos trabalhadores brasileiros e fornecer insights sobre como as empresas e instituições podem apoiar o retorno ao mercado de trabalho de forma mais eficaz.

O levantamento ouviu 1.093 pessoas entre março e maio de 2025 e mostra como o ato de interromper a trajetória professional, por escolha, necessidade ou reorientação, se tornou um fenômeno comum, mas ainda pouco compreendido pelo mercado.

Sobre a Be Back Now

Tetê Baggio acompanhou de perto projetos de referência no apoio à profissionais retornantes ao mercado de trabalho no Reino Unido e dialogou com instituições que seguem o mesmo modelo de negócio nos Estados Unidos, Índia e Canadá, com o propósito inicial de trazê-las para cá. Mas, ao analisar a realidade brasileira, percebeu que era necessário criar uma solução adaptada às especificidades locais, especialmente diante da rigidez da legislação trabalhista e da baixa familiaridade das empresas com esse tipo de inclusão.

A Be Back Now nasce com um modelo B2C, oferecendo educação e desenvolvimento pessoal e profissional para apoiar o reingresso dos profissionais no mercado, e B2B, atuando como consultora de empresas interessadas em acessar esse talento diferenciado. “Profissionais que fazem pausas carregam não apenas experiência técnica, mas também resiliência, visão ampliada de mundo e competências socioemocionais altamente valiosas para as organizações”, explica Tetê.

Ao trazer esse pioneirismo para o Brasil, a Be Back Now se posiciona como um agente de transformação social e corporativa. “Já vi esse filme antes. Quando comecei a falar de sustentabilidade, ninguém entendia. Quando falei em mediação, também parecia estranho. Hoje, ambos são realidade. Acredito que o mesmo vai acontecer com a valorização das pausas de carreira. É hora de plantar essa semente no Brasil”, afirma a fundadora.

com base em respostas de profissionais de diferentes idades e perfis. O estudo é uma importante ferramenta para compreender as mudanças no comportamento dos trabalhadores brasileiros e fornecer insights sobre como as empresas e instituições podem apoiar o retorno ao mercado de trabalho de forma mais eficaz.

Site: www.bebacknow.com

Linkedin: www.linkedin.com/company/bebacknow

Sobre a NOZ Inteligência

A NOZ Inteligência é uma consultoria que, desde 2015, atua de forma personalizada na produção de conteúdo qualificado para empresas, projetos e causas. Combinando conhecimentos de economia comportamental, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, financeiro e de marketing, a NOZ gera análises estratégicas para apoiar a tomada de decisões. Além da consultoria em mercado e tendências, também realiza estudos públicos sobre temas de impacto social, com o objetivo de fomentar reflexões e promover debates construtivos.

Site: www.nozinteligencia.com.br

 

Tetê Baggio, fundadora da Be Back Now.
Tetê Baggio, fundadora da Be Back Now.
Foto: Divulgação

 
Tetê Baggio, fundadora da Be Back Now.
Tetê Baggio, fundadora da Be Back Now.
Foto: Divulgação




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE