- mell280
07/11/2025 17h30
"COP 30 é um evento de Justiça Climática, não apenas um encontro internacional sobre o clima", diz especialista
Simpósio Regional da AASP debate cenário ambiental sobre a perspectiva da Advocacia
Com a COP 30 marcada para ocorrer no Brasil em 2025, o tema ambiental ganhou destaque no 24º Simpósio Regional AASP. O painel abordou as expectativas em torno do evento internacional e discutiu o protagonismo do país nas negociações climáticas globais, especialmente no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.
Durante as apresentações, especialistas analisaram o papel do Direito Ambiental e das políticas públicas na implementação dos acordos climáticos e na assessoria jurídica de empresas diante das novas exigências regulatórias. As discussões reforçaram a importância da Advocacia na promoção de práticas sustentáveis e na preparação para os desafios que a COP 30 trará ao cenário jurídico e empresarial brasileiro.
Com mediação de Camila Vargas do Amaral, Advogada e Conselheira da AASP, o painel discutiu o que esperar da COP 30 e como ela afeta nosso dia a dia. “O tema nunca esteve tão recente como agora. É muito importante a movimentação que está ocorrendo em Belém para o cumprimento das medidas climáticas. A AASP tem o compromisso com a agenda ambiental e não poderia deixar de trazer essa pauta, que é global”, comenta.
Daniela Libório, Advogada e especialista em Políticas Ambientais e Globalização, compartilhou a importância da visão de gênero nas negociações climáticas. “A crise climática não atinge a todos da mesma forma. Estudos mostram que as crises climáticas podem levar 158 milhões mais mulheres e meninas em pobreza extrema em 2015. Além disso, uma em cada cinco mulheres abrigadas já sofreu algum tipo de violência. De acordo com o relatório da ONU, quando desastres climáticos extremos ocorrem, mulheres e crianças têm quatorze vezes mais probabilidade de morrer do que os homens, principalmente devido ao acesso limitado à informação, à mobilidade restrita, à capacidade de tomada de decisões e aos recursos limitados”.
Rodrigo Jorge Moraes, Advogado, Presidente do Movimento de Defesa da Advocacia e especialista em Direito Ambiental, abordou temas como mudança climática, desequilíbrio climático, soluções, perspectivas e possíveis cenários. “A COP 30 é um evento de Justiça Climática, e não apenas um encontro internacional sobre o clima”, reforça.
Ainda segundo o especialista, as questões climáticas não encontram fronteiras e estão interligadas. “Devido ao seu tamanho continental e à sua legislação ambiental considerada muito boa internacionalmente, o Brasil tem a obrigação de se destacar na defesa desse tema”, comenta.
A COP 30 terá início dia 10 de novembro, segunda-feira, com o intuito de reunir representantes para dialogar sobre o presente cenário e debater soluções para mitigar a crise climática global.
AASP – Associação dos Advogados
Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos. É possível conhecer melhor a AASP por meio do vídeo institucional.
Uso correto do nome AASP
A forma correta de se referir à instituição é AASP - Associação dos Advogados. Atualmente, a nossa atuação é nacional, por esse motivo o ‘São Paulo’ não faz mais parte do nome.
AASP é o nome fantasia e deve ser usado em todas as comunicações institucionais, releases, campanhas, parcerias e contatos com fornecedores. Pense em AASP como nosso primeiro nome e Associação dos Advogados como o sobrenome — sempre juntos, nessa ordem.
Informações à imprensa
Sobre a M2 Comunicação Jurídica
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais
Atendimento geral à imprensa: (11) 4040-3666
Tallyta Pavan – tallyta.pavan@m2comunicacao.com.br – (11) 99775-9624
Elisangela Andrade - elisangela.andrade@m2comunicacao.com.br - (11) 94942-6924 (WhatsApp)
Aline Moura – aline.moura@m2comunicacao.com.br – (11) 97041-7447 (WhatsApp)
Bruna Ferrão - bruna.ferrao@m2comunicacao.com.br - (11) 99025-3827 (WhatsApp)
Jonas Aguilar - jonas.aguilar@m2comunicacao.com.br - (11) 96576-3644 (WhatsApp)
Márcio Santos – marcio.santos@m2comunicacao.com.br – (11) 94739-3916 (WhatsApp)
Natasha Guerrize - natasha.guerrize@m2comunicacao.com.br – (13) 98876-4035 (WhatsApp)
Rosana Rife- rosana.rife@m2comunicacao.com.br - (13) 98112-4482 (WhatsApp)
Isabella Bonafonte - isabella.bonafonte@m2comunicacao.com.br - (11) 99628-3277 (WhatsApp)
Imagens relacionadas




