- mell280
13/11/2025 15h36
Sugestão de pauta: Pesquisa Quaest aponta empate entre Lula e Bolsonaro em simulação para 2026; especialista da ESPM analisa
Fontes: Fabio de Andrade, cientista político da ESPM
A nova pesquisa Quaest mostra que a aprovação do governo Lula (PT) voltou a cair pela primeira vez desde maio, com 50% de desaprovação e 47% de aprovação. O recuo ocorre após declarações do presidente sobre segurança pública e a megaoperação policial no Rio de Janeiro, tema que mobiliza a opinião pública e pode redefinir o tom da disputa eleitoral de 2026.
Para o cientista político Fabio de Andrade, da ESPM, o episódio revela como as políticas de enfrentamento à criminalidade no Rio de Janeiro têm potencial para afetar diretamente a percepção do governo federal.
“Lula ainda está à frente dos opositores e mantém uma base consolidada, mas esse tipo de agenda — que desperta forte reação popular — expõe fragilidades na comunicação do governo. O presidente tem mostrado habilidade em converter crises pontuais em temas de debate político mais amplo, mas a segurança pública é um terreno sensível”, avalia o docente.
Segundo o especialista, uma eventual disputa entre Lula e Bolsonaro em 2026 seria acirrada, com margens dentro do empate técnico, como indicam as simulações recentes da Quaest. “É um cenário de polarização renovada, onde a segurança pública tende a ser uma das pautas centrais”, completa
O especialista está disponível para entrevistas.
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação - tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.


