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Cresce na Faria Lima conceito de Empresas Biblicamente Responsáveis


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  • mell280

15/11/2025 07h13

Cresce na Faria Lima conceito de Empresas Biblicamente Responsáveis

assessoria


"Ser uma Empresa Biblicamente Responsável é reconhecer que o lucro não pode ser o único norte. É preciso impactar vidas com propósito, tomar decisões com temor e, acima de tudo, honrar princípios que não mudam com as tendências do mercado"

 

       A ideia de que valores espirituais pertencem apenas ao ambiente pessoal perdeu força no coração financeiro do Brasil. Em uma avenida conhecida pela frieza dos números, cresce um movimento que recoloca moralidade, propósito e responsabilidade eterna no centro da estratégia corporativa. No Brasil, onde 86% da população se declara cristã e ao menos 30% dos pequenos empreendedores associam a fé às suas escolhas profissionais, o avanço das chamadas Empresas Biblicamente Responsáveis (EBR) ganhou tração e passou a entrar no radar de investidores e gestores da Faria Lima. O modelo, que integra justiça, integridade, serviço ao próximo e transparência ao cotidiano corporativo, reflete uma mudança de mentalidade em um país que busca organizações capazes de conciliar alta performance com impacto humano duradouro. O conceito, ainda pouco mensurado, já conta com uma estimativa de aproximadamente 400 companhias brasileiras operando sob esse modelo. Entre elas está o Grupo Med+, maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, que consolidou sua posição como uma das primeiras organizações biblicamente responsáveis reconhecidas publicamente em Brasília. 

       Mais do que apenas uma expressão de fé, essa abordagem surge como uma resposta concreta à crescente demanda por ética, propósito e humanidade no ambiente corporativo. Isso é especialmente relevante em um contexto em que consumidores e colaboradores exigem coerência entre discurso e prática. Diante de um mercado cada vez mais atento à coerência entre discurso e prática, lideranças empresariais têm se adaptado a uma nova realidade, em que princípios sólidos e propósito claro se tornaram fatores decisivos para o engajamento de clientes, parceiros e colaboradores.Assim como ocorreu com a sustentabilidade ambiental e as práticas de governança corporativa, agora são os princípios humanos, como integridade e justiça, que passaram a ocupar o centro das expectativas. Nesse contexto, muitos executivos têm resgatado valores presentes na tradição bíblica como referência prática para moldar a cultura das empresas e responder às demandas do consumidor atual. 

       De acordo com Victor Reis, presidente do Grupo Med+,“ser uma Empresa Biblicamente Responsável é reconhecer que o lucro não pode ser o único norte. É preciso impactar vidas com propósito, tomar decisões com temor e, acima de tudo, honrar princípios que não mudam com as tendências do mercado”. O interesse crescente da Faria Lima nesse modelo também reflete uma busca por novas métricas de performance. Além de retorno financeiro, empresas biblicamente responsáveis adotam indicadores internos ligados à segurança psicológica, impacto social, práticas justas com fornecedores, integridade contratual e respeito à vida, criando um arcabouço de governança que mira estabilidade de longo prazo. Especialistas afirmam que esse movimento deve se intensificar à medida que o país combina uma base cristã robusta com um ambiente empresarial cada vez mais exigente, que cobra coerência entre discurso e prática. Neste contexto, na Faria Lima, acontece o Entre Reis, encontro para executivos que já possuem ou querem tornar suas Empresas Biblicamente Responsáveis.


Sobre o Grupo Med+

https://medmais.com/ 

       É a maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, com R$ 1,8 bilhão em contratos e presente em 49 aeroportos e 12 rodovias do Brasil. Possui aproximadamente 6 mil colaboradores em todo o Brasil que atendem mais de 56 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que trabalham ou transitam nos seguintes segmentos: aeroportos, estradas e grandes empresas.

      Em 2024 a companhia apresentou um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, se consolidando com a empresa Benchmark do segmento. Atualmente, a companhia está entre as 2 melhores empresas para se trabalhar na área da saúde de acordo com o Great Place to Work (GPTW) no Brasil. Agora, o Grupo Med+ entrou no mercado de educação e atua junto a 5,3 mil escolas e 3,5 milhões de alunos do Estado de São Paulo, com a psicologia voltada à prevenção de bullying nas salas de aula.

      O Grupo Med possui dentro da sua cultura, o capitalismo consciente que, na prática, usa a força das empresas, para servir ao desenvolvimento da humanidade, com o propósito de construir um mundo mais justo e pessoas em local de trabalho mais felizes, porém, sem perder de vista o lucro para os acionistas. Além disso, o Grupo Med acredita que as mulheres são grandes gestoras de pessoas. Atualmente, 56% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres.


 

 



 

 




 





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