PUBLICIDADE

O modelo tradicional de apuração de custos e resultados precisa mudar


PUBLICIDADE

17/11/2025 06h15

O modelo tradicional de apuração de custos e resultados precisa mudar

Bárbara Correa


Esse alerta e as soluções são apresentados pelos especialistas Ricardo Borgatti, Roberto Aguiari e José E. Balian no livro "Finanças para operações enxutas"

 

 

 

Com vivência executiva e décadas de experiência em consultoria para operações de alta performance, Ricardo Borgatti, em conjunto com mais dois autores, identificou uma situação problemática: a de que, apesar da melhoria de performance dos processos de produção, estoques e atendimento de vendas, os relatórios financeiros apresentavam indicadores contrários. O custo havia aumentado, e o lucro diminuído, porém o caixa melhorava. Por quê? 

O problema estava no modelo tradicional de apuração de custos e resultados, que não atendia às necessidades dos negócios atuais e induz a decisões que afetam negativamente a competitividade industrial ao longo do tempo. Foi por isso que Borgatti começou a utilizar e aprimorar o método Lean Accounting  para o alinhamento e suporte de finanças na implementação de projetos de melhoria de performance. Agora, os resultados deste trabalho estão presentes no livro Finanças para operações enxutas, escrito em parceria com Roberto Aguiari, especialista em Operações de Alta Performance, e José E. Balian, professor universitário e consultor financeiro. 

O Lean Accounting é uma abordagem que transforma a contabilidade gerencial nas indústrias para melhorar a tomada de decisões. O Lean Accounting concentra-se na criação efetiva de Valor para o cliente e para o negócio. 

... identificando uma série de armadilhas do sistema de custeio tradicional, que impedem o verdadeiro entendimento das contribuições de ganho com foco no fluxo de valor, e propondo alternativa de análises com abordagens diferentes para diferentes momentos de tomada de decisão. (Finanças para operações enxutas, p. 94-95) 

A obra reforça a importância de um novo método e de um conjunto de indicadores de medição do resultado financeiro, prático, rápido, ágil e voltado para o atendimento da demanda real dos clientes, com uso inteligente da capacidade disponível. Além de exemplos realizados na prática, os autores também abordam fundamentos que permeiam desde a história inicial dos sistemas de custeio industrial até os desafios dos modelos de negócio contemporâneos. 

Entre os principais temas explorados na publicação, estão: as armadilhas da contabilidade tradicional; uma análise crítica sobre os demonstrativos de resultados e a proposta de um DRE (Demonstração do Resultado de Exercício) Lean; as alternativas para a formação de preços e posicionamentos de produtos; uma nova visão na análise de viabilidade de produtos; uma proposta de indicadores operacionais para a geração de valor; e os novos métodos para o custeio do chão de fábrica. 

Ao final de Finanças para operações enxutas, o público é apresentado a um modelo de gestão de operações de alta performance e a um conjunto de princípios de Lean Accounting em prol de uma melhoria efetiva nos resultados financeiros. Com dados, gráficos e conteúdos visuais, o objetivo da obra é proporcionar um método prático, mas embasado tecnicamente, para os empreendedores e executivos implementarem no cotidiano das empresas. 

FICHA TÉCNICA 

Título: Finanças para operações enxutas 
Autores: Ricardo Borgatti, Roberto Aguiari, José E. Balian 
ISBN: 978-65-989206-0-9 
Páginas: 340 
Preço: R$ 108 (físico) | R$ 91,80 (e-book) 
Onde comprar: Amazon 

SOBRE OS AUTORES 

Ricardo Borgatti é especialista em Operações de Alta Performance com foco em resultados financeiros sustentáveis, utilizando metodologia Lean Demand Driven. CEO da Borgatti Consulting, possui mais de 30 anos de experiência em setores diversos. Atuou como executivo no Brasil e no Iraque, foi professor universitário e hoje atua como diretor de projetos, conselheiro, mentor de executivos, investidor de startup e palestrante. Doutor em Engenharia de Produção (Poli/USP), PhD em Business Administration (FCU/USA), possui pós-graduação em Administração, Marketing e Gestão de Pessoas, formado em Engenharia Mecânica (UFMG) e Filosofia (UCB). 
Redes sociais: 
Instagram: @borgatti.consulting 
LinkedIn: Borgatti Consulting 
Site: https://borgatti.com.br/ 

Roberto Aguiari é especialista em Operações de Alta Performance, atuando como Diretor da Borgatti Consulting há 15 anos. Implementa projetos de Excelência Operacional, envolvendo S&OP, Sistema Puxado, Otimização de Estoques, Fluxos de Valor, Gestão da Capacidade, Rotinas Gerenciais, Lean Accounting, Programas de Certificação Lean, entre outros. Foi sócio-diretor de empresa na área de componentes eletrônicos por 13 anos, atuou como líder de desenvolvimento de software (ERPs) para diversas empresas. No início de sua carreira, cursou e atuou nas áreas Contábil e Fiscal. Formado em Ciência da Computação (Mackenzie) e pós-graduado em Segurança de informações (UFRJ). 

José E. Balian é especialista em controladoria, finanças e organização de empresas, atuando como consultor e professor. É sócio-diretor da CONSULT e atua em projetos de Reestruturação, Profissionalização de Empresas Familiares, Estudos de Viabilidade Financeira, Custos e Preços. Participação em Conselhos de Administração de empresas de capital fechado e Gestor de Clube de Ações. Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), Mestre e Pós-Graduado em Administração (UNIP), graduado em Administração e Economia (FAAP). Professor com atuação na Fundação Vanzolini, INSPER, ESPM/SP e FIA. 

 

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE