PUBLICIDADE

Diálogos Amazônicos: foco na COP30 com um olhar sobre a Amazônia, o Brasil e o futuro do clima global


PUBLICIDADE
  • mell280

21/11/2025 09h34

Diálogos Amazônicos: foco na COP30 com um olhar sobre a Amazônia, o Brasil e o futuro do clima global

Aryane Costa


 

Evento da FGV EESP, com apoio do CIEAM, vai debater justiça climática, financiamento internacional e caminhos para uma transição sustentável com foco na Amazônia

 Série Diálogos Amazônicos traz convidados de peso para refletir sobre os compromissos firmados na COP30 , a proteção da biodiversidade e a agenda da bioeconomia

O próximo webinar da série Diálogos Amazônicos, promovido pela  Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) da Fundação Getulio Vargas, com apoio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), ocorrerá on-line no dia 24 de novembro (segunda-feira), às 19h00, reunindo especialistas para realizar um balanço geral da COP30. O encontro será transmitido, ao vivo, pelo canal da FGV EESP.

Após a COP30, que será encerrada em 21 de novembro, Brasil assume, ainda mais, o papel central nas discussões sobre o futuro do planeta frente às mudanças climáticas. No evento, especialista vão debater os principais resultados que saíram do encontro de Belém, que é considerado o maior fórum internacional sobre o clima. Nele, entre outros pontos, foi destacado o protagonismo brasileiro em energias renováveis e a urgência de garantir financiamento climático para países em desenvolvimento.

Justiça climática, participação da sociedade civil, preservação da Amazônia e integração com a agenda de biodiversidade também estão entre os temas prioritários da COP30. Neste webinar especial, especialistas farão um balanço da COP30, analisando os principais acordos, avanços e os desafios que permanecem no caminho da transição sustentável.

Convidados especiais:

  • Denis Minev– Diretor-presidente da Bemol, maior varejista da Amazônia Ocidental, com investimentos também em logística, telecomunicações e serviços financeiros. Além disso, ele investe em fundos e startups com foco em empreendedorismo sustentável na região. É enviado especial da COP30 para o setor privado amazônico, lidera uma força-tarefa sobre a Amazônia no BID Invest e é membro do High-Level Advisory Council on Jobs do Banco Mundial. Denis é co-fundador de duas ONGs: o Museu da Amazônia (MUSA) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e foi reconhecido como Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial. Anteriormente, atuou como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e trabalhou como analista financeiro na Goldman Sachs.
     
  • Daniel Vargas – Professor na FGV EESP, Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, e especialista em Carbono, Amazônia e Bioeconomia.

Moderação:

  • Márcio Holland - Márcio Holland – Professor na FGV, Coordenador dos Diálogos Amazônicos e Colunista do Broadcast/Agência Estado e Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O Diálogos Amazônicos é uma plataforma digital que promove discussões aprofundadas sobre temas essenciais para o futuro da Amazônia, reunindo especialistas, líderes e representantes da sociedade civil para debater soluções inovadoras e sustentáveis. O evento é patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 SERVIÇO

Data: 24 de novembro (segunda-feira)

Horário: 19h00 às 20h00

Transmissão: Canal no YouTube da FGV EESP
Para mais informações, acesse https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos2909-621821/

Sobre o Diálogos Amazônicos

A série “Diálogos Amazônicos” tem o patrocínio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia; Coimpa; Honda; Copag; Mondial; UCB da Amazônia; Visteon; Sinaees; Águas de Manaus; Super Terminais; Midea Carrier; Abraciclo; Simmmem; Impressora Amazonense; Fieam; Caloi; Tutiplast Indústria; Recorfama Indústria; GBR Componentes; Embalagem Placibras; Atem; Vinci; Bemol e Fundação Rede Amazônica.

 Sobre o CIEAM

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.

 

Diálagos Amazônicos


 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE