PUBLICIDADE

'Pela primeira vez pessoas responsáveis por tentativas de golpe foram levadas ao tribunal', diz Gilmar Mendes


PUBLICIDADE

25/11/2025 06h50

'Pela primeira vez pessoas responsáveis por tentativas de golpe foram levadas ao tribunal', diz Gilmar Mendes

Rhayssa Nascimento


Em Roma, ministro afirma que os desdobramentos políticos recentes seguem decisões já adotadas e que o país atravessa período de funcionamento regular das instituições.

 

 

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que os desdobramentos políticos recentes no Brasil decorrem de decisões já tomadas no âmbito das investigações conduzidas desde 2023. Em entrevista durante o LIDE Brasil Itália Fórum, o ministro declarou que o país vive “um momento de normalidade” institucional e que o sistema de Justiça operou dentro do fluxo previsto.

Segundo Gilmar Mendes, “pela primeira vez pessoas responsáveis por tentativas de golpe foram levadas ao tribunal e foram condenadas”. Ele afirmou que os eventos atuais estão ligados a etapas posteriores desses processos e que o país respondeu às tensões institucionais seguindo mecanismos legais.

O ministro afirmou que o Brasil apresentou capacidade de funcionamento das instituições. “A gente conta a história de um sucesso, a história de que as instituições foram capazes de evitar um golpe de Estado e trouxeram os responsáveis para as barras dos tribunais”, disse.

Gilmar Mendes mencionou avaliações de juristas estrangeiros sobre o cenário brasileiro. “Ainda ontem, nós escutamos de um clássico do Direito Italiano e Mundial, o professor Luigi Ferrajoli, o reconhecimento de que o Brasil se ouve bem nessa grave crise”, afirmou. Ele citou também Steven Levitsky, autor de Como as Democracias Morrem, que, segundo ele, indicou que o país “mostrou resiliência e mostrou ter uma democracia funcional”.

Ao comentar indicações no governo, o ministro afirmou que cabe ao presidente da República apresentar o nome e ao Senado realizar o processo de análise. Ele destacou a atuação do advogado-geral Jorge Messias. “Talvez ele tenha sido o interlocutor mais pronto por parte do governo”, disse.

Sobre a cooperação jurídica com a Itália, Gilmar Mendes informou que o fluxo entre os dois países segue rotina contínua, incluindo procedimentos de extradição. Ele afirmou que espera que a cooperação “siga a rotina e o fluxo normal”.


Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) conecta organizações e líderes globalmente, fomentando redes que promovem a livre iniciativa, a inovação e o crescimento econômico. Os comitês multilaterais do LIDE abrangem 34 setores econômicos estratégicos, e são coordenados por renomados empresários e autoridades, impulsionando discussões setoriais. O LIDE tem sede em São Paulo, escritórios regionais por todo o Brasil e unidades nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e África. Desde 2020, é presidido globalmente pelo empresário João Doria Neto.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE