Viagens corporativistas em outubro alcançaram R$ 1,34 bilhão
Jefferson Severino
MERCADO CORPORATIVO
O faturamento das viagens corporativistas voltou a crescer em outubro, alcançando R$ 1,34 bilhão, aumento de 5,33% em relação ao mesmo mês de 2024, com R$ 1,27 bilhão, o que reforça a expectativa de recorde em 2025, com valor superior a R$ 14.3 bilhões. É o que aponta o estudo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores mensalmente. “Apesar de toda movimentação geopolítica no mundo no período, o mercado de viagens segue fortalecido, com expansão em diferentes frentes e evolução constante da demanda por serviços especializados”, afirma Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp. Os Serviços Aéreos, com R$ 785,4 milhões, com os elevados preços das passagens, apresentaram crescimento de apenas 1,78%, quando comparados ao mesmo período do ano passado (R$ 771,7 milhões).
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HOTELARIA
Viva momentos extraordinários em um castelo digno da sua história. Localizado nas charmosas montanhas da Serra Gaúcha, o Castelo Saint Andrews oferece experiências exclusivas, com ambientes elegantes, suítes refinadas, jardins inspiradores e vista deslumbrante para o Vale do Quilombo. Desfrute de uma programação especial com experiências gastronômicas assinadas pelo premiado Restaurante Primrose, jantares temáticos à luz de velas e harmonizações com rótulos raros da nossa Adega, reconhecida internacionalmente. Fale com a equipe de reservas.
Hotéis e Rodoviário também continuaram a tendência de alta, ao atingirem, respectivamente, R$ 413 milhões, 8,9% acima de igual mês de 2024, e R$ 6,38 milhões, expansão de 18,1% sobre outubro do ano passado. O setor de Cruzeiros surpreendeu e apresentou um crescimento expressivo de 535,39%, saindo de R$ 131 mil em outubro de 2024 para R$ 832,7 mil em outubro de 2025. O desempenho evidencia a maior adesão por parte das empresas e ampliação da oferta de experiências diferenciadas no ambiente corporativo e antecipação da temporada de cruzeiros no país.A Locação de Veículos cresceu 3,63% em relação a outubro de 2024. Faturou no período R$ 35 milhões frente a R$ 33 milhões no ano passado.
A cervejaria catarinense OPA BIER acaba de alcançar um feito histórico no World Beer Awards 2025, realizado em Londres, um dos mais prestigiados concursos cervejeiros do planeta. Duas de suas cervejas foram consagradas como as melhores do mundo em suas categorias, colocando a cidade de Joinville e o Brasil no mapa da excelência cervejeira internacional. Na etapa preliminar da competição, realizada ontem, tanto a OPA BIER Merecida quanto a OPA BIER Hop Lager foram eleitas com o título de Country Winner – e avançaram à final mundial. Hoje, a OPA BIER Merecida, cerveja pilsen da escola tcheca, de coloração dourada, refrescante e com amargor marcante, já reconhecida como a cerveja do estilo mais premiada no Brasil e na América Latina, foi coroada World’s Best Czech Style Pale. Clique no baner e confira!
LÍDERES DA HOTELARIA
Margot Rosembrock – Diretora-Presidente da ABIH-SC – Foto: Jefferson Severino
O 2º Encontro de Líderes da Hotelaria de Joinville e Região reuniu no último dia 25, no Rooftop Rolf Colin, diretores e gerentes dos hotéis da região. Organizado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), o evento possibilitou a troca de conteúdo e networking, em comemoração ao Dia do Hoteleiro, celebrado em 9 de novembro. Entre os conteúdos abordados no encontro, destaque para o painel sobre “Os impactos da reforma tributária na gestão e precificação hoteleira”, apresentado pela SST Advogados, e “Os desafios do setor”, apresentado pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. A presidente da ABIH/SC, Margot Rosembrock, destacou que a hotelaria tem desafios constantes, por ser uma indústria feita de pessoas para pessoas. “É necessário conduzir de perto a gestão da equipe e focar na eficiência dos serviços para que o cliente perceba esses reflexos. O diferencial da hotelaria é o que gera valor para o cliente e a troca de experiências é fundamental para agregar e compartilhar informações estratégicas e relevantes”, comentou. O 2º Encontro também contou com uma premiação para os hotéis que se destacaram na arrecadação de Room Tax, uma taxa cobrada com o objetivo de promover o destino turístico. Organizado pelo Convention Joinville, o evento foi apresentado pela HMAX Automação Hoteleira, com o patrocínio do Shopping Mueller Joinville, Sicredi e Ecoflex. Contou com o apoio de Coevo.co, Formas Comunicação Visual, Giga Eventos, Impactus Eventos, Adega Don Maximiliano, SST Advogados, Sirlei Veiga Atêlie, André Kopsch Fotografia, Rooftop Eusébio Eventos e Renã Bueno Agência Digital.
Capital Catarinense puxa corrida pelos destinos mais procurados do verão no Brasil – O Majestic Palace Hotel reúne sofisticação e conforto no melhor endereço da cidade, Avenida Beira Mar Norte, ao lado do Beiramar Shopping. Sua Localização permite fácil e rápido acesso às praias do Sul, Norte e Leste da ilha, ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, ao Centro de Convenções Centrosul e às universidades Federal e Estadual. O Hotel dispõe de estrutura completa para atender hóspedes tanto do turismo de negócios quanto de lazer. Com 259 apartamentos, o Majestic Palace tornou-se um ícone de charme e elegância ao Sul do Brasil, na Ilha de Santa Catarina, oferecendo um ambiente acolhedor com uma vista privilegiada para o mar. Clique no baner e faça a sua reserva!
TURISMO – O FIASCO DA COP30
Incêndio no material “não inflamável” do Ministro Celso Sabino na COP30/Divulgação
Segundo o Ministro do Turismo Celso Sabino, seria a melhor das COPs. Inesquecível! De fato foi, ninguém quer lembrar-se de tamanho fiasco que terminou até com incêndio onde Sabino afirmava que o material não era inflamável, diante das labaredas incontestáveis. Fiasco também para o turismo, A COP30, realizada em Belém (PA), dedicou apenas dois dias ao turismo. A presença da indústria foi significativamente menor do que em 2024, quando o segmento havia conquistado protagonismo com o primeiro Tourism Day da COP e o compromisso de 70 governos para integrar o turismo aos seus planos climáticos nacionais. Todo por conta da mais completa infraestrutura e preços abusivos e até temores políticos, que acabaram afastando players relevantes. A justificativa mais frequente entre empresas ausentes foi simples: era difícil chegar e permanecer em Belém durante o evento. A capital paraense recebeu dezenas de milhares de participantes e enfrentou gargalos de hospedagem, transporte e estrutura para grandes delegações. Segundo o Skift, para Christopher Imbsen, vice-presidente de pesquisa e sustentabilidade do WTTC, o cenário impediu que o setor conseguisse repetir o engajamento do ano anterior. “Criamos um ótimo impulso em 2024. É uma pena ver o turismo menos representado justamente quando mais precisamos mostrar relevância climática”, afirmou.