- mell280
20/12/2025 07h01
Golden Retriever Trufa se recupera de lesão de pele com fotobiomodulação
Com solução simples e rápida, houve melhora completa com apenas dez sessões
A história de Trufa, uma Golden Retriever com uma lesão de pele persistente, mudou após dez sessões de fotobiomodulação, que resultaram em sua completa recuperação. “Recebemos Trufa para uma consulta dermatológica e o tutor nos relatou lambedura excessiva no membro posterior direito. Após a avaliação inicial, diagnosticamos dermatite por lambedura acral, que é o nome dado às lesões que surgem quando o animal lambe demais um mesmo local", relata a médica-veterinária Daniela Brecht, do Hospital Veterinário Amizade, de Jaraguá do Sul (SC).
Em exame físico, dra. Daniela identificou uma lesão circular com queda de pelo, ferida aberta e vermelhidão importante, causando sensibilidade dolorosa ao toque. O tutor relatou que Trufa convive com outros seis cães e tem rotina quase diária de banhos de piscina, fatores que podem contribuir para problemas de pele.
Na prescrição inicial, Trufa recebeu cuidados com a pele que incluíam a administração de medicamentos, uso de shampoos especiais e colar elizabetano em tempo integral. “Após três semanas, a lesão persistia e não obtivemos sucesso no tratamento conforme esperávamos”, lembra a veterinária.
Diante da falta de resposta ao tratamento inicial, a dra. Daniela optou por uma abordagem diferente e inovadora: a fotobiomodulação. O protocolo era bem mais simples: incluía duas sessões consecutivas por semana, com intervalos de 7 dias, ao longo de cinco semanas. Totalmente indolor, cada sessão durou apenas dois minutos, tornando o processo rápido, tranquilo e confortável não apenas para Trufa, como também para seu tutor. Para conduzir o tratamento, a veterinária escolheu o sistema Phovia®, da Vetoquinol Saúde Animal, uma tecnologia de luz fluorescente que estimula a regeneração natural da pele e acelera a cicatrização.
“Precisamos de apenas duas sessões com Phovia® para observarmos uma melhora visível no quadro. Após a quarta sessão, a redução no tamanho da lesão e no processo inflamatório já era evidente. Ao final da quinta semana, Trufa estava completamente recuperada”, conta dra. Daniela. Além da evolução rápida, Phovia® permitiu suspender o uso dos medicamentos e, aliado apenas ao colar elizabetano, proporcionou a resolução definitiva do caso.
Phovia® é uma solução não invasiva que promove a recuperação cutânea de maneira acelerada por meio da emissão da Energia Lumínica Fluorescente (ELF). Isso é possível graças à lâmpada multiled azul que, ao interagir com o gel de cromóforos aplicado sob a lesão, gera a ELF capaz de atingir as camadas mais profundas da pele, onde estimula processos celulares naturais de reparação, reduz a inflamação e favorece a cicatrização de forma mais rápida e eficiente.
Phovia® representa o compromisso da Vetoquinol em oferecer tecnologias que favorecem a saúde e o bem-estar dos animais.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
|
|
||
|


