20/12/2025 07h22
Turkish Airlines conecta brasileiros a destinos de esqui além dos tradicionais
Istambul se torna o ponto de entrada para destinos de inverno acessíveis e surpreendentes
Para muitos brasileiros, a temporada de esqui costuma remeter a uma lista conhecida de destinos: Valle Nevado, Bariloche, ou opções mais distantes nos Estados Unidos, França e Suíça. Mas, com a chegada do inverno na Europa e na Ásia, a Turkish Airlines incentiva os viajantes a explorarem regiões pouco divulgadas, que combinam preço atrativo, cultura local e paisagens marcantes.
Com 11 frequências semanais de São Paulo (GRU) para Istambul (IST), a companhia — reconhecida pelo Guinness World Record® como a que voa para mais países — oferece acesso a uma rede de destinos de inverno ainda pouco conhecidos pelos brasileiros. Muitos deles têm boas escolas de esqui e áreas ideais para iniciantes.
Dos Bálcãs ao Cáucaso — e também dentro da própria Turquia — esses são alguns destinos que brasileiros talvez ainda não tenham considerado para esquiar.
Erciyes, Turquia — Esqui com vista para um vulcão
Pouco conhecido até mesmo entre europeus, o Erciyes Ski Resort fica perto de Kayseri e oferece pistas largas e bem cuidadas, tendo como cenário o Monte Erciyes, um vulcão adormecido.
Por que funciona para brasileiros:
- Conexão simples via Istambul
- Teleféricos modernos, boa manutenção e longas pistas para iniciantes
- Preços mais acessíveis que os da Europa Ocidental
- Escolas de esqui com aulas individuais ou em grupo
- Fora das pistas: bazares históricos de Kayseri e acesso à Capadócia, especialmente cênica no inverno
Bansko, Bulgária — Uma cidade medieval com espírito de montanha
Bansko ganhou espaço como alternativa interessante para quem busca esqui acessível e contato com a cultura local. Seu centro histórico, ruas de paralelepípedo e mehanas (tavernas tradicionais) oferecem um clima diferente dos resorts alpinos.
Por que funciona para brasileiros:
- Hospedagem, passes, refeições e aluguel de equipamentos com preços mais baixos que França, Suíça ou EUA
- Escola de esqui organizada, atendendo adultos, famílias e iniciantes
- Pistas que vão de áreas para aprendizado a longos percursos panorâmicos
- Fora das pistas: banhos termais em Banya e o Mosteiro de Rila, Patrimônio Mundial da UNESCO
Krvavec, Eslovênia — Um dos refúgios de esqui mais acessíveis da Europa
A apenas 25 minutos do Aeroporto de Liubliana, Krvavec oferece uma experiência prática e agradável, com paisagens marcantes. É um destino onde o viajante brasileiro pode pousar de manhã e estar nas pistas antes do almoço.
Por que funciona para brasileiros:
- Traslados curtos e logística simples
- Preços mais baixos que os dos grandes resorts alpinos
- Áreas para iniciantes e instrutores bilíngues
- Fora das pistas: o Lago Bled e a capital Liubliana, conhecida por cafés e áreas às margens do rio
Gudauri, Geórgia — Neve de alta altitude no Cáucaso
Para quem deseja ir um pouco mais longe, Gudauri oferece montanhas exuberantes, neve de qualidade e forte cultura local.
Por que funciona para brasileiros:
- Neve consistente devido à alta altitude
- Boa relação custo-benefício em hospedagem e pacotes
- Escolas de esqui com instrutores que falam inglês e áreas para iniciantes
- Fora das pistas: a icônica Igreja da Trindade de Gergeti e a tradição dos banhos termais de Tbilisi
Conexões simples via Istambul e benefícios para brasileiros
O Aeroporto de Istambul, hub global da Turkish Airlines, permite conexões rápidas e confortáveis entre São Paulo e dezenas de destinos de inverno na Europa e na Ásia. A companhia opera voos diários entre GRU e IST ao longo do ano.
Passageiros brasileiros também podem aproveitar o Stopover Program, que oferece:
- Diárias gratuitas em Istambul (1 noite em hotel 4 estrelas para Classe Econômica; 2 noites em hotel 5 estrelas para Classe Executiva)
- Guia Stopover gratuito, com roteiros personalizados
- A oportunidade de vivenciar o inverno da cidade — telhados nevados, salep quente e museus renomados — antes de seguir para os destinos de esqui
Quando o inverno volta ao Hemisfério Sul
Para quem prefere as pistas já conhecidas na América do Sul, a Turkish Airlines também opera voos semanais para Buenos Aires e Chile, oferecendo uma opção de viagem confortável para destinos como Bariloche e Valle Nevado. Com o serviço premiado da companhia e cabines espaçosas, até mesmo os trechos curtos e médios se tornam parte da experiência.
Sobre a Turkish Airlines:
Fundada em 1933 com uma frota de cinco aeronaves, a Turkish Airlines, membro da Star Alliance, tem uma frota de 514 aeronaves (de passageiros e carga) que voam para 356 destinos em todo o mundo, sendo 303 internacionais e 53 domésticos em 132 países. Mais informações sobre a Turkish Airlines podem ser encontradas em seu site oficial www.turkishairlines.com ou em suas contas de mídia social no Facebook, X, YouTube, LinkedIn e Instagram.
Sobre a Star Alliance:
Sobre a Star Alliance: Fundada em 1997 como a primeira aliança aérea verdadeiramente global, a rede Star Alliance foi criada com uma proposta de valor centrada em alcance global, reconhecimento mundial e um serviço contínuo. Desde sua origem, oferece a maior e mais abrangente rede de companhias aéreas, com forte ênfase na melhoria da experiência do cliente ao longo de toda a jornada com a Aliança. As companhias aéreas membros são: Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, Avianca, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Air Portugal, THAI, Turkish Airlines e United. Atualmente, a rede Star Alliance oferece 17.837 voos diários para mais de 1.160 aeroportos em 192 países. Voos de conexão adicionais são oferecidos pela parceira de conexões Star Alliance, Juneyao Airlines. Escritório de Imprensa da Star Alliance: Tel: +65 8729 6691 Email: mediarelations@staralliance.com Visit our website.



