20/12/2025 08h03
Dourados celebra 90 anos de emancipação com avanços históricos e novos investimentos em saúde
Dourados comemora neste sábado seus 90 anos de emancipação político-administrativa. Oficialmente emancipada em 1935, a cidade teve sua origem ainda no século XIX, quando a região servia como ponto de apoio para entrepostos de carroças e carros de boi, fundamentais para o desenvolvimento econômico do sul do então Mato Grosso uno.
Ao longo das décadas, Dourados se consolidou como um dos principais polos de desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, alcançando atualmente a posição de segunda maior cidade do Estado. De acordo com o último censo, o município conta com cerca de 264 mil habitantes e voltou a ocupar o posto de segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) estadual, refletindo sua força econômica e estratégica.
Administrada atualmente pelo radialista Marçal Filho, Dourados também se destaca no cenário educacional. A cidade viveu um período de forte expansão com a instalação de diversas universidades e centros de ensino superior, tornando-se amplamente conhecida como “cidade universitária”. O município centralizou instituições que atendem não apenas a população local, mas estudantes de toda a região da Grande Dourados, fortalecendo a formação acadêmica e a produção de conhecimento.
Como parte das comemorações e dos investimentos estruturantes, será inaugurado neste sábado, às 9 horas, o Hospital Regional Olga Castoldi Parisotto. Localizada na BR-463, saída para Ponta Porã, a unidade inicia suas atividades com 100 leitos e integra a estratégia do Governo do Estado para desafogar a demanda por atendimentos especializados atualmente concentrados em Campo Grande.
Com estrutura moderna, uso de tecnologias como o Telesaúde e foco na regionalização do atendimento, o Hospital Regional de Dourados passa a ser referência para aproximadamente 700 mil moradores da microrregião que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
Aos 90 anos, Dourados celebra sua história olhando para o futuro, reafirmando seu papel como polo econômico, educacional e de saúde no Mato Grosso do Sul.



