PUBLICIDADE

Retrospectiva dos extremos climáticos de 2024 vistos do espaço


PUBLICIDADE
  • mell280

27/12/2024 18h15

Retrospectiva dos extremos climáticos de 2024 vistos do espaço

Barbara Cristiano


 

O ano de 2024 está acabando. Mas ele sempre ficará marcado como um ano de extremos climáticos, das enchentes no Rio Grande do Sul às secas na região Norte. E todos esses momentos marcantes foram captados do espaço.

Por meio do Programa Brasil MAIS, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as instituições públicas do Brasil têm acesso a essas imagens de satélite diárias, geradas pela constelação de mais de 180 satélites da Planet, e alertas de detecção de mudanças gerados pela SCCON, além de outros produtos e serviços.

SOBRE AS IMAGENS 

As imagens foram divididas em categorias, para facilitar a identificação. Todas as imagens possuem localização e data.

O material completo pode ser encontrado no link: Link
 

Créditos das Imagens: pedimos para usar SCCON / PlanetScope

ENCHENTES NO SUL... 

Considerada a maior tragédia ambiental do Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul aconteceram em maio e atingiram mais de 470 cidades. Entre as cidades mais atingidas estão Canoas, Eldorado do Sul e Porto Alegre.

... E secas no Norte 

Enquanto o Sul do Brasil sofreu com as enchentes, os Estados do Norte do País viram os principais rios da região secarem. Com baixa vasão de água, transporte, alimentação e abastecimentos foram comprometidos.

UM ANO QUENTE 

O ano de 2024 foi marcado pelas queimadas, que atingiram diversas regiões do País, principalmente no Centro-Oeste.

SUSTOS PELO PAÍS 

Além dos efeitos climáticos que atingiram o País, diversos brasileiros precisaram lidar com sustos. Uma cratera (uma voçoroca) de 300 m gradualmente se aproxima da área urbanizada de Lupércio, no Interior de São Paulo.

Já em agosto de 2024, uma barragem de uma represa rompeu em um condomínio de luxo em Jaraguari, Mato Grosso do Sul, causando danos a casas, estruturas e à rodovia BR-163. 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE