- mell280
02/04/2025 14h39
Em visita ao ex-presidente da Assema, Fernandes Cristaldo, Diretores da Cresol afirmam que estudam abrir unidade em Maracaju

A Cresol, cooperativa financeira com sede no Rio Grande do Sul e forte atuação no Paraná, estuda a viabilidade de instalar uma unidade em Maracaju. A instituição, que já conta com oito unidades em Mato Grosso do Sul, busca expandir sua presença no estado e fortalecer o desenvolvimento econômico da região.
Na manhã desta quarta-feira, dia 02, os diretores da Cresol visitaram o ex-presidente da Assema, Fernandes Cristaldo, em seu escritório de contabilidade. Participaram do encontro Hugo Fumagalli (Gerente de Agência), Daniel Bueno Flores (Gerente de Negócios Agro) e Diego de Assis Monteiro (Gerente de Negócios PJ).
Durante a conversa, Cristaldo afirmou que pretende auxiliar os diretores no estudo de viabilidade da unidade, dentro de sua experiência com cooperativas. Ele destacou que a Cresol pode ser mais uma instituição financeira que vem para somar em Maracaju, demonstrando o crescimento da cidade e o interesse das cooperativas em investir no município.
Em entrevista ao portal Tudodms, Hugo Fumagalli, gerente de agência da Cresol, reforçou a importância da expansão da cooperativa para Maracaju:
“Maracaju é a área de atuação e hoje estivemos na cidade marcando território para a viabilidade da unidade, que será em breve instalada no município. O produtor rural, aquela pessoa que tiver interesse, já pode ser atendido pela Cresol através da base de Sidrolândia. E a Cresol, como qualquer outra cooperativa, tem uma estrutura para atender a todos, oferecendo produtos dentro do cooperativismo, soluções financeiras, investimentos e projetos sociais, todos acessíveis aos clientes e cooperados que já fazem parte ou que desejam se associar à Cresol.”
A Cresol já está presente há dois anos no município vizinho de Sidrolândia, onde vem consolidando sua atuação e fortalecendo o agronegócio e o empreendedorismo local. Além disso, outras oito cidades sul-mato-grossenses, como Campo Grande, Dourados, Deodápolis, Itaporã, Vicentina, Nova Andradina e Glória de Dourados, já contam com unidades da cooperativa.
No sistema que engloba Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, a Cresol já soma 27 mil associados. Especificamente em Mato Grosso do Sul, o número de cooperados chega a 6.500. A cooperativa atende diferentes segmentos, operando nos setores de pessoa jurídica, agronegócio, pessoa física e profissionais liberais. Atualmente, 60% dos cooperados são do agro, 20% são empresários e os outros 20% incluem profissionais liberais e pessoas físicas.
A chegada da Cresol a Maracaju reforça seu compromisso com o crescimento regional, beneficiando produtores rurais, empresários e trabalhadores com um atendimento personalizado e acessível. O modelo cooperativo prioriza o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira, permitindo que seus cooperados tenham acesso a crédito, investimentos e outros serviços essenciais para impulsionar seus empreendimentos.
Além das soluções financeiras, a Cresol também investe em projetos sociais nas comunidades onde atua. Em Sidrolândia, por exemplo, a cooperativa tem parceria com a APAE, contribuindo para o desenvolvimento social do município.
Outro grande destaque para 2025 é a nova campanha publicitária da Cresol, intitulada “Cooperar é Ganhar”, que será lançada em todo o Brasil. Com um prêmio total de R$ 10 milhões em prêmios, a ação busca incentivar ainda mais a participação dos cooperados e fortalecer o espírito do cooperativismo.
O estudo de viabilidade para a unidade em Maracaju segue em andamento e, caso seja concretizado, poderá ampliar ainda mais as opções de serviços financeiros na cidade, fortalecendo a economia local e oferecendo novas oportunidades para os moradores. Nos próximos meses, novos avanços sobre o projeto devem ser anunciados, trazendo expectativas positivas para a região.