PUBLICIDADE

Campeões do mundo vencem a etapa da Copa do Mundo de XCE de Mountain Bike no Shimano Fest 2025


PUBLICIDADE
  • mell280

17/08/2025 19h05

Campeões do mundo vencem a etapa da Copa do Mundo de XCE de Mountain Bike no Shimano Fest 2025

Yara Simões


O maior festival de bike da América Latina recebeu a única etapa da prova fora da Europa 

A cidade de São Paulo presenciou, neste domingo (17), mais um momento histórico para o mountain bike mundial sediando a penúltima etapa da Copa do Mundo UCI de XCE - Cross Country Eliminator da temporada que aconteceu durante o Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina, e contou com atletas de 12 países. 

A ucraniana Mariia Sukhopalova e o sueco Edvin Lindh - ambos campeões do mundo de XCE - comemoraram o título da etapa. Mas os ciclistas brasileiros também fizeram bonito. Enquanto Luiz Cocuzzi foi o vice-campeão no masculino, Marcela Lima terminou em terceiro lugar, garantindo assim as melhores colocações para o Brasil no evento e levando o país ao pódio. 

Na final feminina, duas brasileiras conseguiram chegar à decisão após a realização das duas semifinais. A mineira Marcela Lima e a paulistana Luiza Cocuzzi, formaram o pelotão da grande final ao lado da ucraniana Mariia Sukhopalova e da alemã Marion Fromberger.

A atual campeã do mundo, Mariia, precisou que se recuperar de um início não tão bom para ultrapassar a alemã Marion na abertura da segunda volta e garantir a vitória da etapa com certa folga. Enquanto Marion administrou até o último segundo a segunda posição, Marcela Lima conseguiu garantir o top 3 praticamente no Photo Finish, ficando à frente de Luiza. 

"É tão bom estar de volta ao pódio da Copa do Mundo. Minha estratégia era dar o meu máximo, mas sem correr riscos. E acho que fiz uma prova bem limpa", explicou Mariia. "O circuito era muito rápido e esse não é o meu tipo de pista favorito. Por isso, tive que me superar para conseguir a vitória", finalizou a campeã da etapa brasileira da Copa do Mundo.

No masculino, o vencedor - o sueco Edvin Lindh, dono da jersey arco-íris de campeão do mundo - teve uma vitória incontestável, liderando a corrida do começo ao fim. Na reta final, quando Luiz Cocuzzi tentou atacar, Edvin acelerou e fechou a competição com o tão esperado título. Além de Cocuzzi, vice-campeão, completaram as quatro primeiras posições da Grande Final os ciclistas Jeroen van Eck, da Holanda, e Lorenzo Serres, da França.

"Eu estava com medo de não conseguir fazer uma etapa da Copa do Mundo de alto nível neste ano, ainda mais agora que conquistei a camiseta arco-íris. Queria muito estar no pódio e fiquei feliz por isso", comentou o campeão. "Foi um dia difícil para mim. Sentia que minhas pernas não estavam boas. Então eu procurei focar muito e dar o meu máximo", concluiu o campeão.

Os melhores brasileiros

Melhor colocada na bateria final feminina, Marcela Lima comemorou muito a medalha de bronze. Um excelente resultado para ela que já conquistou a vitória em uma etapa da Copa do Mundo de Eliminator em março de 2022, em Abu Dhabi, no Emirado Árabes Unidos.

"É muito emocionante vivenciar uma Copa do Mundo no Brasil. Vim para ganhar, dar tudo de mim. Fiquei em terceiro, mas estou muito feliz em voltar ao pódio de uma Copa do Mundo. Pretendo, nos próximos anos, voltar a correr mais as etapas. No próximo ano pretendo fazer melhores logísticas e melhores estratégias. Estou bem confiante", contou Marcela.

Já Luiz Cocuzzi, que competiu com a camiseta de campeão pan-americano, repetiu o feito de 2024, quando na estreia da Copa do Mundo no Shimano Fest ele garantiu o vice-campeonato para o Brasil, mostrando porque é um dos grandes nomes do continente na modalidade. 

"Para mim foi um dia muito bom. Dentro das condições que cheguei na prova, me superei. Me senti muito bem. Na final, duas voltas em um circuito muito rápido e bastante estreito. Ou seja, qualquer erro, qualquer toque, pode prejudicar sua prova. Infelizmente o ciclista que largou do meu lado estourou a corrente e jogou a bike para cima de mim, então perdi contato com os líderes. Fiz muita força, passei o segundo. Cheguei no primeiro, fui para o tudo ou nada na chegada, mas não consegui tirar a diferença nos metros finais", relatou Cocuzzi.

Vencedores da Pequena Final

Além das finais em que ocorre a definição dos campeões do evento, o formato do XCE possui também as chamadas pequenas finais, onde o quinto colocado geral é definido. Entre as mulheres, vitória da holandesa Didi de Vries, que superou Angelina Santos, a alemã Hanna Beck e Stefanye Lindolfo. Entre os homens, o vencedor da Pequena Final foi o eslovaco Jakob Klemenčič, ficando à frente de Diego Knob, do campeão brasileiro Gabriel Gaspar e do colombiano Fernando Lopez.

Short Track - XCC

Logo após a disputa da Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator, foi a vez do Short Track (XCC). Em ambas as provas, a vitória foi brasileira e ocorreu, literalmente, no sprint final. E, outra vez, Luiz Cocuzzi e Marcela Lima foram os destaques, ocupando o lugar mais alto do pódio. Enquanto Coccuzi venceu com o tempo de 10min29seg49, o vice-campeão foi o romeno Ede-Karoly Molnar, em 10min29seg64. Já no feminino, Marcela levou a melhor em 9min37seg37, contra 9min37seg56 da alemã Marion Fromberger, que garantiu o vice-campeonato.

“Receber essa etapa no Shimano Fest é muito importante para colocar o Brasil cada vez mais no circuito do ciclismo mundial. Não é apenas sobre o esporte, mas tudo que ele envolve e o quanto é importante para, cada vez mais, o brasileiro viver essas essas experiências. E o  Shimano Fest fica feliz em participar desse fomento ao esporte no país”, conta Juliano Xavier, diretor da Shimano para a América Latina. 

“Além disso, ver os atletas de tantos países competindo dentro do Memorial da América Latina, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é um contraste interessante”, completa. 

Classificações completas do XCE e XCE

Para acessar as classificações das duas provas de mountain bike realizadas no Shimano Fest 2025, basta acessar os site: https://my.raceresult.com/329090/results

   

 

Pódio Masculino XCE Pósdio Feminino XCE Etapa brasileira XCE no Shimano Fest


 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE