15/09/2025 13h23 - Atualizado em 15/09/2025 15h30
Frota de veículos em Maracaju ultrapassa 33 mil unidades em 2025
Consta na pesquisa que são gastos pela população o valor de R$ 270 milhões despesas referente: gasolina, manutenção entre outros relacionados a frota.
A evolução da frota de veículos em Maracajú, incluindo automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões, tem apresentado crescimento contínuo. Pesquisa da IPC Maps, especialista em potencial de consumo nacional, aponta que, em 2024, o município contava com 32.259 veículos registrados.
Em 2025, ainda em setembro, a frota já soma 33.527 veículos, representando um acréscimo de 1.268 unidades em relação ao ano anterior, o que corresponde a um crescimento de aproximadamente 3,93%. Consta na pesquisa que são gastos pela população o valor de R$ 270 milhões despesas referente: gasolina, manutenção entre outros relacionados a frota.
Uma curiosidade é que Maracaju se aproxima de ter quase um veículo para cada habitante, reforçando a importância de políticas de mobilidade e planejamento urbano para acompanhar o aumento da frota.
O crescimento constante da frota reflete tanto a expansão econômica quanto a maior mobilidade urbana no município, mostrando a necessidade de estratégias adequadas de trânsito e infraestrutura.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.