PUBLICIDADE

Corrida do Pantanal: simulado médico prepara voluntários para possíveis intercorrências na prova


PUBLICIDADE

06/10/2025 12h51

Corrida do Pantanal: simulado médico prepara voluntários para possíveis intercorrências na prova

Flavia Melo


A saúde de todos os participantes da Corrida do Pantanal é uma das maiores preocupações da organização da prova. Por isso, foi realizado no último sábado (04/10) um simulado médico com os voluntários da área da saúde que participarão do evento esportivo. A ideia foi mostrar de forma prática as possíveis intercorrências que podem surgir numa corrida e preparar as equipes para atuar de forma assertiva e rápida.

Segundo a médica do Sesi e coordenadora da Comissão de Suporte Médico da Corrida do Pantanal, Paola Oliveira, os voluntários da área da saúde são, na maioria, acadêmicos de Enfermagem e de Medicina e já passaram por uma aula teórica, em que foram apresentadas as principais intercorrências de uma corrida, como hipoglicemia, desidratação, parada cardíaca, queda, torção e câimbra.

“Essa atividade é de extrema importância para a gente prever as situações e corrigir os possíveis erros que podem acontecer durante a corrida. E para os voluntários conseguirem ter essa vivência, quebrar o medo, ver os principais tipos de complicações, principais tipos de situações e aí já treinar neste simulado ajuda a fixar muito mais do que aula teórica”, explicou Paola Oliveira.

A acadêmica de Enfermagem Jaíne Moraes irá trabalhar como voluntária da Corrida do Pantanal pela terceira vez. Para ela, o evento é uma oportunidade de aprimorar o que aprende em sala de aula.

“Eu gosto da Corrida e todo ano tem uma coisa diferente, né? Então todo ano a gente aprende mais e acaba conhecendo mais pessoas. Esse simulado é bem legal porque prepara a gente para situações que realmente podem acontecer. No meu segundo ano trabalhando, tive de atender um corredor com desorientação e eu já sabia tudo o que deveria fazer”.

Já acadêmica de Medicina Arissa Miguita participará como voluntária da saúde pela primeira vez. “É a primeira vez que eu vejo uma corrida e achei muito interessante. Ter essa oportunidade de realizar um simulado é muito bom, porque eu não fazia ideia de como funcionava a prova e agora conseguir ter uma noção melhor. Além disso, acredito que é uma atividade que só agrega para aminha formação”, finalizou. koreoficial.com.br/





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE