PUBLICIDADE
- mell280
13/10/2025 07h38 - Atualizado em 13/10/2025 09h27
Mundo Hoje: Israel divulga as primeiras imagens de reféns libertados pelo Hamas
Ao todo, 20 reféns foram libertados pelo grupo terrorista nesta segunda-feira (13). Operação faz parte de acordo de cessar-fogo assinado com Israel.
Por Redação g1
- As Forças de Defesa de Israel divulgaram, nesta segunda-feira (13), as primeiras imagens dos reféns libertados pelo Hamas. Segundo a imprensa estatal israelense, 20 pessoas que estavam sob o poder do grupo terrorista havia dois anos foram libertadas.
- A libertação faz parte do acordo de cessar-fogo assinado entre Israel e o grupo terrorista, na quarta-feira (8).
- Havia 48 reféns sob poder do Hamas na Faixa de Gaza. Desses, 20 foram libertados com vida. Israel diz que os demais 28 reféns estão mortos, mas dois deles ainda têm a situação oficialmente desconhecida.
- O grupo terrorista pediu mais tempo para devolver os corpos dos reféns que morreram. O paradeiro de alguns deles é desconhecido.
- No total, o Hamas sequestrou 251 pessoas no ataque terrorista de 7 de outubro de 2023. Na ocasião, cerca de 1.200 pessoas foram assassinadas. Outros reféns foram libertados ao longo de outros acordos de cessar-fogo. Em contrapartida, o governo israelense libertou 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que haviam sido condenados à prisão perpétua por crimes cometidos contra Israel e sua população.
- Esses prisioneiros embarcaram em ônibus da Cruz Vermelha para serem enviados para Gaza, Cisjordânia e outros países.
O plano prevê também o fim dos bombardeios na Faixa de Gaza e o recuo das tropas israelenses. Apesar do início do cessar-fogo, vários detalhes do plano de paz ainda não foram divulgados (veja detalhes abaixo).
veja também
Mundo Hoje - Cessar-Fogo