PUBLICIDADE

Com Selic em 15%, veja 4 erros que levam o microempreendedor ao endividamento


PUBLICIDADE

13/10/2025 09h28

Com Selic em 15%, veja 4 erros que levam o microempreendedor ao endividamento

assessoria


Advogado e presidente da Conaje alerta para armadilhas comuns em períodos de Selic elevada, como dívidas sem planejamento e mistura de finanças pessoais com as do negócio

 

Com a Selic mantida em 15% pela 16ª semana consecutiva, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13), o crédito continua caro e a sobrevivência de micro e pequenas empresas exige cuidado redobrado. O Brasil tem 24,2 milhões de empresas ativas, sendo 93,8% de micro e pequeno porte, de acordo com o Mapa de Empresas do governo federal. Só no segundo quadrimestre de 2025, mais de 1,6 milhão de novos negócios foram abertos, mas outros 942 mil fecharam no período.

Nesse cenário, não basta apenas buscar alternativas de financiamento. Evitar erros básicos é fundamental para não aumentar o risco de endividamento, alerta Fábio Saraiva, advogado e presidente da Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários).

Segundo ele, os quatro deslizes mais comuns são:

  1. Assumir dívidas sem planejamento.
    Comprometer o caixa sem avaliar prazos e condições pode gerar efeito bola de neve.

  2. Não comparar opções de crédito.
    Aceitar a primeira proposta do banco pode sair caro diante das taxas e exigências diferentes no mercado.

  3. Usar financiamento de longo prazo para despesas de curto prazo.
    Essa distorção enfraquece a saúde financeira do negócio.

  4. Misturar contas pessoais e empresariais.
    Além de dificultar o controle, aumenta o risco de desorganização e endividamento.

“Esses pontos enfraquecem a empresa e podem gerar endividamento desnecessário”, afirma Saraiva. Ele destaca também que corrigir essas falhas pode ser o primeiro passo para atravessar o momento de juros altos com mais segurança. “Muitas vezes, evitar um mau contrato já é tão importante quanto conseguir acesso ao crédito”, completa.

-





Sobre a Conaje

A Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) é uma entidade sem fins lucrativos que atua há 25 anos no fomento ao empreendedorismo e na capacitação de jovens lideranças empresariais. Está presente em 17 estados e reúne mais de 15 mil jovens empresários. Com 20 movimentos locais ativos, a Conaje promove ações voltadas à formação de lideranças, à geração de negócios e ao fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Entre os projetos de maior relevância da entidade estão o Feirão do Imposto, o Conaje Capacita, a Semana Global do Empreendedorismo e o Concurso Nacional de Startups. A Conaje também representa o Brasil em instâncias como BRICS Jovem, FIJE (Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários), Mercosul Jovem e G20, na articulação de pautas do empreendedorismo nacional para o cenário internacional.



 

 



 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE