- mell280
11/11/2025 15h31
Racismo ambiental e digital entram na pauta da COP 30 em reunião estratégica da sociedade civil
ABONG e Projeto Nanet promovem encontro inédito na Casa das ONGs para articular ações políticas por justiça climática e tecnológica
A Casa das ONGs, uma ação da Abong (Associação Brasileira de ONGs) durante a COP 30, em Belém (PA), será palco de uma reunião estratégica promovida em parceria com o “Projeto Nanet – Democratizando a Tecnologia”, no dia 12 de novembro, das 14h às 18h. O encontro tem como mote central o enfrentamento das desigualdades raciais nas dimensões ambiental e digital, promovendo o diálogo entre movimentos sociais, organizações e pesquisadores para articular ações políticas por justiça climática e tecnológica.
Sob o tema “Diálogos sobre Racismo Ambiental e Algorítmico: construindo caminhos de ação política”, a reunião busca aproximar as agendas climática, étnico-racial e digital, identificando pontos de convergência e estratégias de ação coletiva, especialmente no contexto da COP 30. Entre os desdobramentos esperados estão a cooperação e incidência conjunta, a elaboração de um documento que propõe uma articulação política e a construção de estratégias para o enfrentamento das desigualdades estruturais que atravessam tanto o território físico quanto o digital.
“O espaço reafirma o papel das organizações da sociedade civil como atores centrais na construção de soluções inclusivas e transformadoras, que integram justiça climática, racial e algorítmica como dimensões inseparáveis da luta por direitos e sustentabilidade”, afirma Juliane Cintra, diretora executiva da Abong e coordenadora do Projeto Nanet.
A ação é um aquecimento para a atividade oficial do “Projeto Nanet”, desenvolvido pela Abong em parceria com a Ação Educativa e o Ibase, com apoio da União Europeia, que ganha um espaço especial dentro da programação da COP 30. Dando continuidade aos debates da reunião estratégica, a mesa “Racismo Ambiental e Algorítmico: perspectivas para uma agenda de Justiça” vai promover o encontro entre pesquisadores, organizações e movimentos sociais para refletir sobre como tecnologia, meio ambiente e desigualdades sociais se entrelaçam na construção de futuros mais justos. A atividade será aberta ao público, sem necessidade de credencial para participar, no dia 18, às 10h, na Green Zone.
Serviço:
Reunião estratégica “Diálogos sobre Racismo Ambiental e Algorítmico: construindo caminhos de ação política”
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Das 14h às 18h
Casa das ONGs
Local: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal
Período de realização das atividades: 10, 11, 12, 16, 17, 18 e 19 de novembro
Horário de funcionamento: entre 10h e 19h30h, nas datas em que houver programação
Confira aqui a programação completa.
Sobre a Abong
A Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma associação nacional criada em 1991 com o objetivo de fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras que trabalham na defesa e promoção de direitos humanos, democracia e bens comuns. A Abong atua ao lado de movimentos sociais e dialoga com governos por um mundo ambientalmente justo, com articulações e proposições para as agendas de cibersegurança, LGBTQIA+, antirracista, participação social e luta contra todas as formas de discriminação e desigualdades.



