PUBLICIDADE

Controlado, fogo no Pantanal de Corumbá queimou 15 hectares


PUBLICIDADE
  • mell280

27/11/2025 11h47

Controlado, fogo no Pantanal de Corumbá queimou 15 hectares

Segundo o Prevfogo, chamas avançaram por faixa contínua superior a 10 quilômetros de extensão

Por Viviane Oliveira e Silvio Andrade


 Brigadistas e bombeiros conseguiram controlar, na madrugada desta quinta-feira (27), os focos de incêndio que permaneceram ativos por quatro dias em área de mata fechada que margeia a MS-228. A via integra a Estrada Parque, unidade de conservação que começa na interligação com a BR-262 (Buraco da Piranha), no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande.

 
Segundo o Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), o fogo se alastrou por uma faixa contínua de mais de 10 quilômetros de extensão, estimando-se que a área queimada foi de 15 hectares. Os focos se concentraram numa região de vegetação muito seca e densa entre o Rio Paraguai e a encosta da serra que compõem o Maciço do Urucum, distante 35 km de Corumbá. As causas ainda não foram identificadas.
 
Os focos foram extintos por volta de 5h desta quinta-feira e duas equipes do Prevfogo, com 14 brigadistas, se deslocaram da base na cidade para a área, por volta de 10h, para fazer o trabalho de rescaldo e monitoramento. Faz muito calor na região, em torno de 40 graus, elevando o risco de reincidência das chamas. O tráfego pela Estrada Parque está normal.
 
 
O incêndio florestal de média proporção persistia havia três dias e as chamas, cuja origem ainda era desconhecida, avançavam por uma região de capim denso, impulsionadas pelo calor acima de 38 °C e pelo vento forte. A base do Prevfogo em Corumbá havia enviado reforço com mais uma equipe e veículos, mas a área destruída ainda não tinha sido dimensionada. Os focos ficavam na região de influência da MS-228, a Estrada Parque.
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE