PUBLICIDADE

Cláusulas MAC e situação EUA-Venezuela


PUBLICIDADE

27/01/2026 08h59

Cláusulas MAC e situação EUA-Venezuela

Carina Eguia


Acompanhando as coberturas sobre a situação EUA-Venezuela, acredito que um movimento jurídico-econômico atual pode render uma boa análise.

 



O agravamento da crise institucional na Venezuela extrapola o viés geopolítica e ganha corpo como um risco real e imediato em contratos de M&A na região, o que traz de volta ao centro da mesa a discussão sobre as cláusulas de Efeito Adverso Relevante (MAC - Material Adverse Change).

Muitos negociadores consideram a cláusula padrão, uma linha proforma, mas é justamente essa causa que passa a ser o ponto de maior fricção nas transações que envolvem: cadeias de suprimentos regionais dependentes da estabilidade na América Latina, setores de infraestrutura e energia com exposição aos riscos transfronteiriços e viabilidade da tese de investimento, onde a instabilidade política pode justificar a desistência de um negócio antes do fechamento.

O advogado Gustavo Arbach, sócio da área societária do Marcos Martins Advogados, tem analisado como o cenário atual está mudando contratos e o nível de exigência dos investidores no Brasil. Ele está à disposição para conversar com você e detalhar:

  • Como as cláusulas MAC blindam negócios contra riscos geopolíticos específicos.
  • Por que o Due Diligence agora precisa olhar para a política com o mesmo rigor que olha para o balanço financeiro.
  • O impacto direto na precificação de ativos com exposição regional.


Acredita que esse tema se encaixa no seu cronograma de pautas? Se sim, posso coordenar uma conversa rápida entre vocês ou pedir que ele adiante alguns pontos por escrito.
Fico no seu aguardo.

 

#Esportes

#Natureza

#Mundo
#Brasil
#Gente
#Entretenimento

#Legislativo 

#Cidades