29/01/2026 14h26
Brasil deve apoiar o caminho da democracia na Venezuela, dizem analistas em evento da Fundação FHC
Margarita López Maya, cientista social venezuelana, e Ricardo Zuniga, ex-conselheiro sênior do governo Obama, discutiram os desdobramentos da crise na Venezuela após a captura de Nicolás Maduro por tropas americanas
“Depois do ‘3 de janeiro’ — como os venezuelanos se referem à captura do ditador Nicolás Maduro por tropas de elite norte-americanas no início deste ano —, minha sugestão para o Brasil é uma só: apoiar as forças democráticas do país e defender o caminho democrático como a única saída para a crise venezuelana. Não haverá estabilidade política, econômica e social se não houver liberdade, respeito e justiça”, disse a historiadora e cientista social Margarita López Maya, neste webinar realizado pela Fundação Fernando Henrique Cardoso.
“Donald Trump não costuma se preocupar com detalhes e seu entendimento sobre o que acontece em Caracas se baseia no que seus assessores, sobretudo o secretário de Estado, Marco Rubio, relatam a ele. ‘Não se preocupe, senhor presidente, está tudo sob controle’, é o que supostamente Rubio tem dito a Trump. A realidade é que tem havido falta de clareza sobre o que fazer desde o primeiro dia”, disse o ex-diplomata norte-americano Ricardo Zúñiga, que atuou como conselheiro sênior em questões relacionadas à América Latina, Caribe e Canadá no Conselho de Segurança Nacional (governo Obama).
O debate online reuniu dois observadores qualificados — López em Caracas, Zúñiga em Washington — e tratou de diversos aspectos da crise venezuelana após a invasão americana.
Assista ao vídeo do debate na íntegra.
Leia o texto completo no site da Fundação FHC.
Otávio Dias é editor de conteúdo da Fundação FHC. Jornalista especializado em política e assuntos internacionais, foi correspondente da Folha em Londres e editor do site Estadão.
Sobre a Fundação FHC - A Fundação Fernando Henrique Cardoso é um think tank brasileiro apartidário e sem fins lucrativos, inaugurado em 2004, que têm um duplo propósito: produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no país em sua relação com o mundo; e preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso, além de outros familiares e amigos do casal, contribuindo, assim, com a documentação de parte da história da vida política e intelectual nacional.
#Esportes
#Natureza
#Legislativo



