- mell280
28/04/2025 08h24
Conexão e Negócios apresenta novidades sobre o mercado de equipamentos compactos
O mercado de equipamentos compactos está em crescimento no país. De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, as vendas de minicarregadeiras registraram a maior elevação nas vendas de equipamentos de linha amarela no ano passado, com 39%, o que representa 2,02 mil máquinas comercializadas.
O crescimento dos equipamentos compactos ocorre não somente no setor da construção, mas também na prestação de serviços e nas áreas agrícola, portuária e de infraestrutura, e está ligado à falta e alto custo da mão de obra, que estimula a busca pela mecanização das atividades em um empreendimento.
“Esse tipo de máquina tem uma forte atuação nas atividades onde se usa, normalmente, mão de obra braçal. Assim, ao aplicar o equipamento compacto, há diversos benefícios, como diminuição de custos e questões trabalhistas, além de ganhos em segurança, qualidade e produtividade. Por outro lado, o equipamento compacto gera novas oportunidades de trabalho mais qualificadas”, explica Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
Nesse cenário, a entidade promoverá o Conexões e Negócios, no dia 22 de maio, no Rancho Português. em São Paulo, com o objetivo de fortalecer da área de equipamentos compactos, estimulando oportunidade de negócios, e uma maior aplicação desse tipo de máquina nas obras pelo país.
“A Sobratema pretende mostrar aos usuários as novidades do setor e reforçar os benefícios para os empreendimentos com o uso de equipamentos compactos”, afirma Auler Neto, que acrescenta que os principais fornecedores apresentarão suas linhas de produtos, aplicações e potenciais ganhos com a aplicação e estarão prontos a interagir e tirar dúvidas com os convidados participantes do evento.
Segundo o vice-presidente da Sobratema, a vasta gama de opções existentes no mercado atual motiva o uso de equipamentos compactos, que estão presentes em quase todas as etapas de uma obra. “Podem ser usados para abertura de pequenas valetas nas ligações dos ramais das redes de água e esgotos, em obras de jardinagem e construção de piscinas, em limpeza urbana e obras de telecomunicações. Nas atividades portuárias, para limpeza nos porões dos navios, e no setor agrícola, no manuseio de rações e defensivos agrícolas”, exemplifica.
Na construção civil, os compactos estão em todo tipo de atividade de apoio na carga e transporte de materiais, pequenas escavações, limpezas, abertura de valetas. Outro segmento importante é a possibilidade de utilizar inúmeros acessórios com múltiplas finalidades, tornando o equipamento altamente versátil e produtivo. “No ramo da compactação temos os compactadores por controle remoto para valetas, que são extremamente seguros. Para as obras de apoio à infraestrutura, como, por exemplo, nas concessões rodoviárias podem ser aplicados no corte de grama, limpeza de valetas de drenagem, instalação de fibra ótica, lavagem e varrição, e pequenas atividades de recuperação asfáltica”, complementa Auler Neto.
Durante o Conexões e Negócios, haverá a palestra do CEO da Audit Consult, Paulo Henrique, sobre as mudanças tributárias e seus impactos no mercado de locação de máquinas e equipamentos, e as apresentações técnicas de representantes da Bobcat/Mason, Caterpillar, LiuGong, Yanmar e Zoomilion.
O evento proporcionará aos participantes uma experiência gastronômica diferenciada e uma oportunidade de negócios e networking, incentivando uso dos miniequipamentos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado brasileiro.
Informações: https://conexoes.sobratema.com/