PUBLICIDADE

Aniversariante do dia: Mato Grosso do Sul celebra 48 anos de criação: uma história de decisão política, cultura e desenvolvimento


PUBLICIDADE

11/10/2025 08h59 - Atualizado em 11/10/2025 10h16

Aniversariante do dia: Mato Grosso do Sul celebra 48 anos de criação: uma história de decisão política, cultura e desenvolvimento

O Parque das Nações Indígenas é um dos pontos turísticos mais procurados em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

Reportagem Especial — Por Hosana de Lourdes


O Parque das Nações Indígenas é um dos pontos turísticos mais procurados em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul celebra 48 anos de criação: uma história de decisão política, cultura e desenvolvimento




Temos aniversariante especial neste sábado, 11 de outubro. Nada mais, nada menos que o nosso querido Mato Grosso do Sul, que completa 48 anos de fundação. E a data marca não apenas o surgimento de um novo estado brasileiro, mas também uma página importante da história política e cultural do país.




Desde o início, não houve disputa territorial pela região do Pantanal — o traçado que deu origem ao novo estado respeitou a geografia natural do território. Assim, o Mato Grosso do Sul ficou com cerca de 65% do bioma pantaneiro, preservando uma das maiores riquezas ambientais do Brasil e do mundo.




A criação do estado, em 1977, foi resultado de disputas políticas e territoriais que dividiram o antigo Mato Grosso em duas partes, levando em conta critérios geográficos, sociais e econômicos. Segundo historiadores, a decisão teve como pano de fundo os interesses do regime militar, que buscava ocupar os vazios geográficos do país, garantir segurança nas fronteiras e fortalecer o controle político sobre a região Centro-Oeste.Ernesto Geisel assinou em 11 de outubro de 1977 a Lei Complementar nº 31, que decretou desmembramento de MT e criou MS. (GE)




A divisão, vale lembrar, foi uma decisão de gabinete, sem consulta popular. O processo foi conduzido durante o regime militar, com participação apenas de parlamentares e integrantes da Liga Sul-Mato-Grossense Pró-Divisão do Estado, grupo que articulava a emancipação política da região.




Entre os nomes marcantes desse movimento está Paulo Machado, então secretário de Agricultura e um dos fundadores da Liga. De acordo com sua filha, Marisa Machado, ele foi responsável por recolher assinaturas de apoio e liderar, a pedido do presidente Ernesto Geisel, o estudo técnico apresentado ao governo federal, que deu origem ao projeto de criação do novo estado — tudo feito de maneira rápida e estratégica, para consolidar a divisão o quanto antes.




O Mato Grosso do Sul nasceu, portanto, de uma decisão política e geoestratégica, mas também foi moldado pela diversidade cultural e pela força econômica de suas regiões. Corumbá, por exemplo, já possuía uma presença marcante da Marinha e uma cultura híbrida, influenciada pelo Rio de Janeiro — até hoje, preserva tradições como o carnaval corumbaense, um dos mais antigos do estado.




Três Lagoas construiu seus vínculos econômicos e sociais com São Paulo, tornando-se um importante polo industrial e logístico. Já Dourados e sua região consolidaram-se como potência do agronegócio, sustentando o desenvolvimento e o PIB do Mato Grosso do Sul, e sendo hoje reconhecida como a capital do agronegócio sul-mato-grossense.




Ao longo desses 48 anos, o Mato Grosso do Sul trilhou um caminho de crescimento, identidade e orgulho, mantendo viva a memória de sua criação e celebrando sua rica mistura de culturas, etnias, tradições e belezas naturais.



Conheça o Mato Grosso do Sul   vista aérea de Bonito  (Divulgação)

🌾 Parabéns, Mato Grosso do Sul!


48 anos de história, trabalho e amor por este pedaço de chão que tanto representa o coração do Brasil. 💙





 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE